O melhor pedaço da Maçã.

iFixit desmonta o novo iPhone SE e mostra quais peças podem ser trocadas com as do 8

Novo iPhone SE e 8

Na semana passada, comentamos o desmonte do novo iPhone SE feito por um YouTuber chinês, que revelou poucas diferenças entre o gadget recém-lançado e o iPhone 8, de 2017.

Publicidade

Agora, a iFixit também disponibilizou seu teardown completo do dispositivo, fornecendo ainda mais detalhes sobre a comparação entre o iPhone SE de primeira, o novo (de segunda geração) e o 8.

YouTube video

Sabendo as configurações mais conhecidas do novo iPhone SE (chip A13 Bionic, display LCD1Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. de 4,7 polegadas e câmera única), vamos conferir alguns outros detalhes (não exatamente inéditos) do dispositivo.

Raio-X

Antes de abrir os dispositivos, a iFixit comparou o interior de ambos as gerações do iPhones SE e do 8 por meio de uma imagem de raio-X — as diferenças entre o novo SE e o 8, claro, foram mínimas:

Imagem de Raio-X dos iPhones SE e 8

Segundo a iFixit, além de um retrabalho “sutil” da antena e da reorganização de alguns chips na placa lógica, não é possível dizer que eles possuem grandes mudanças na disponibilização dos componentes.

Publicidade

O que a iFixit esperava, entretanto, era ver alguma alteração no layout da antena, para impulsionar os novos recursos Gigabit/LTE (MIMO) e Wi-Fi, mas não há diferenças nesse sentido.

Bateria

Alguns testes e análises já mostraram que a bateria do novo iPhone SE é praticamente idêntica à do 8, com a performance, na prática, sendo muito semelhante.

Publicidade

De fato, a iFixit informou que a capacidade da bateria do novo SE é a mesma, de 1.821mAh (atingindo 6,96Wh no carregamento) — mais do que o iPhone SE original (6,21Wh) e bem menos que o iPhone 11 (11,91Wh).

iFixit: desmonte do iPhone SE

Por fim, embora as baterias correspondam em tamanho e capacidade, o conector mudou — o que significa que essa peça não pode ser trocada entre o novo iPhone SE e o 8, diferentemente de outros componentes.

Câmera

Enquanto as discussões sobre as especificações da câmera do novo iPhone SE rolam soltas, a iFixit se limita a dizer o sensor de imagem do novo SE é fisicamente menor que o do XR — eles apostam, portanto, que a câmera é a mesma do iPhone 8, porém com melhorias no processamento graças ao poder do chip A13 Bionic.

Câmera dos iPhones Se e do 8
Da esquerda para a direita: novo iPhone SE, iPhone 8 e iPhone XR.

O sensor da câmera frontal (de 7MP) do novo iPhone SE também parece ser idêntico ao do iPhone 8, segundo a iFixit. Com isso, tanto a câmera traseira quanto a frontal dos aparelhos podem ser trocadas, sem problema algum.

Mais detalhes e peças intercambiáveis

Embora o novo iPhone SE e o 8 possuam telas praticamente idênticas, a Apple removeu o módulo 3D Touch do dispositivo lançado neste ano. A iFixit testou trocar o display do novo iPhone SE pelo do 8 e descobriu que o 3D Touch não funciona; a firma também ressaltou que trocar o display dos aparelhos sem acesso a um programador de tela pode ocasionar em falha de alguns recursos, como o True Tone.

Publicidade

Contraditoriamente, porém, com a remoção do módulo do 3D Touch no iPhone XR (e posteriores), a tela desses dispositivos ficou mais fina, enquanto que a bateria ficou mais espessa — o que não aconteceu no novo SE, provavelmente como uma forma de economizar ainda mais na produção do gadget.

Peças do iPhone SE

A iFixit também percebeu que o Taptic Engine (motor vibratório do iPhone) é exatamente igual o do 8 no novo SE, podendo ser trocados entre si.

Uma outra peça que não pode ser trocada (apesar de ser bastante semelhante) é o botão de Início (Home) com Touch ID integrado — o que, na verdade, é aplicável para a variedade de dispositivos que contam com essa tecnologia.

Nota final

Por manter a reparabilidade de algumas peças/componentes importantes (como a tela e a bateria) a iFixit decidiu dar ao novo iPhone SE uma nota 6 — numa escala que vai até 10 (mais reparável) —, a mesma que o iPhone 8 recebeu em 2017.

A firma também destacou que a maioria dos componentes é modular e substituível de forma independente, incluindo muitas peças que são compatíveis com o iPhone 8. Por fim, a parte traseira (de vidro) do novo iPhone SE é frágil e praticamente impossível de reparar.

via TechRadar, iMore

Notas de rodapé

  • 1
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lançamento do “iPhone 12” poderá mesmo atrasar devido ao Coronavírus

Próx. Post

Vídeo: tudo sobre o teclado do Magic Keyboard para iPads Pro

Posts Relacionados