O melhor pedaço da Maçã.

Protocolo DisplayPort 2.0 será compatível com USB4, permitindo conexão de monitores 16K

Portas Thunderbolt 3 do MacBook Pro

Quem leu nosso artigo explicando as diferenças entre USB-C e Thunderbolt 3 já sabe: num futuro não muito distante, um novo protocolo (o USB4) será disponibilizado para unificar as especificações e dar a todos — computadores, dispositivos móveis e acessórios — velocidades máximas de conexão.

Publicidade

Pois hoje, o protocolo tornou-se ainda mais versátil: a VESA (Video Electronic Standards Association, grupo responsável por desenvolver os padrões de conexão da indústria de telas) anunciou que o seu padrão DisplayPort 2.0, revelado em junho passado, será compatível com o USB4 — quando esse último for lançado, isto é.

DisplayPort Alternate Mode

Mais especificamente, a VESA anunciou a versão 2.0 do DisplayPort Alt Mode, que permite interoperabilidade absoluta com as tecnologias do protocolo USB4. Na prática, isso significa que o protocolo poderá, quando no modo DisplayPort Alt Mode, transmitir dados de vídeo a até 80 gigabits por segundo — ou até 40Gbps caso o uso seja compartilhado com a transmissão de dados.

Com isso, o protocolo USB4 poderá suportar até mesmo um monitor 16K (boa sorte achando um desses), ou dois monitores 8K simultaneamente; a conexão também trará suporte a taxas de atualização superiores, HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. e configurações de múltiplos displays.

Como o USB4 não possui royalties, a tendência é que, quando lançado, o protocolo seja rapidamente aplicado em dispositivos por toda a indústria — a Apple, por exemplo, deverá ser uma das primeiras empresas a adotar a tecnologia nos Macs. A expectativa é que os primeiros dispositivos com USB4 (já com suporte ao DisplayPort Alt Mode 2.0) cheguem ao mercado em algum momento de 2021.

Publicidade

Nada mau, hein?

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pagará US$18 milhões em processo sobre “quebra” do FaceTime em iPhones antigos

Próx. Post

Como redefinir os AirPods [Pro] para solucionar problemas diversos

Posts Relacionados