Como deixar uma criança usar o iPhone/iPad ativando automaticamente o Acesso Guiado

O uso de computadores e (principalmente) dispositivos móveis por crianças tem lá seus riscos, ainda mais com o número de redes sociais e sites aos quais os pequenos podem ter acesso.

Publicidade

Como controlar o momento exato de acesso aos gadgets também pode ser uma tarefa complicada, então resta-nos contar com alguns recursos tecnológicos para mitigar os riscos; afinal, todo cuidado é pouco em se tratando de crianças.

Por sorte, o iOS/iPadOS possui um recurso chamado Acesso Guiado (Guided Access), o qual mantém o iPhone/iPad em um único app e permite que você controle quais recursos estão disponíveis.

Por padrão, é necessário ativar manualmente o Acesso Guiado sempre que for preciso manter o dispositivo em apenas um app. Mas uma “descoberta” feita por um usuário do Twitter mostra que é possível usar os Atalhos do iOS para ativar o Acesso Guiado automaticamente ao abrir um app.

Publicidade
@mattdonders: @caseyliss Eu esqueci completamente as novas automações no Atalhos e isso torna o Peek-a-View literalmente perfeito para meus filhos que gostam de ver fotos e vídeos que fizemos.

@caseyliss: Isso é absolutamente brilhante e eu nunca pensei em fazer isso.

Em primeiro lugar, o Peek-a-View é um app (sobre o qual nós já falamos) que permite visualizar as fotos e os vídeos de um dispositivo sem a preocupação de que eles sejam editados, excluídos ou publicados em algum lugar — algo nem um pouco incomum quando as crianças estão “no controle”.

Em segundo lugar, uma automação é um tipo de configuração que faz com que seus dispositivos reajam a certas ações. Diversos tipos de automações podem ser criadas a partir do app Atalhos e, nesse caso específico, a seguinte configuração foi utilizada:

  1. Abra o app Atalhos.
  2. Na barra inferior, toque em “Automação”.
  3. Selecione “Criar Automação Pessoal”.
  4. Na seção “Ajustes”, toque em “Abrir App”.
  5. Se você tiver baixado o app Peek-a-View, selecione-o (ou use qualquer outro app que prefira). Toque em “OK” e, depois, em “Seguinte”.
  6. Toque em “Adicionar Ação” e digite “Acesso Guiado”; confirme em seguida.
  7. Desative a opção “Confirmar Execução” e confirme. Por fim, toque em “OK”.
Criação de automação para o Acesso Guiado.
Clique/toque para ampliar

Em terceiro e último lugar, é importante entender alguns parâmetros do Acesso Guiado para utilizá-lo corretamente. Ao ativá-lo, o usuário tem acesso a diferentes configurações (as quais você pode explorar pessoalmente), sendo a mais importante delas, nesse caso, a segurança.

Publicidade

Por isso, é necessário definir um código do Acesso Guiado para que, somente com essa senha, o recurso seja desativado e o acesso a outros apps, liberado. Por padrão, é possível ativar o Acesso Guiado ao abrir um app (do qual a criança não deverá sair) e pressionar três vezes o botão lateral — idem para desativá-lo, quando a senha que você definiu anteriormente será exigida.

Ademais, para a automação acima funcionar, é preciso que o recurso “Atalho de Acessibilidade” do Acesso Guiado esteja ativado. Para visualizar essa opção, vá em: Ajustes » Acessibilidade » Acesso Guiado e toque no botão deslizante para ativar a opção “Atalho de Acessibilidade”.

Esse método para acionar o Acesso Guiado obviamente não funciona somente com o Peek-a-View, mas basicamente com qualquer outro app que você definir — então inclua na lista todos os apps que costumam ser acessados pelos pequenos.

Publicidade

Com isso, você pode deixar o dispositivo nas mãos da criança sem o risco de ela acessar quaisquer outros apps não recomendados e sem se preocupar em ativar o Acesso Guiado manualmente toda vez.

·   •   ·

Gostou dessa dica? Confira outros tutoriais para iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS aqui!

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…