O melhor pedaço da Maçã.

Macs com o chip de segurança T2 estão indo para o lixo por serem difíceis de reparar

TechSpot
Chip T2

De forma geral, é uma prática comum entre empresas de reparo de computadores adquirir máquinas com defeitos, consertá-las e revendê-las. Contudo, em se tratando de Macs, isso tem ficado cada vez mais difícil graças ao chip de segurança T2 da Apple, como relatado numa reportagem da VICE.

Publicidade

Explico: basicamente todos os gadgets da Apple permitem que o usuário redefina-os a fim de voltar às configurações de fábrica. Nos Estados Unidos, as assistências técnicas são obrigadas, por lei, a remover todos os dados existentes, mas em muitos casos essas máquinas estão bloqueadas por senha, impedindo qualquer tipo de redefinição.

Há um pequeno detalhe nos dispositivos defeituosos e equipados com o chip T2, porém: qualquer reparo ou troca de peça exige a realização de um diagnóstico para avaliar se a máquina está funcionando corretamente, liberando-a novamente para uso.

É exatamente isso que tem dado problemas para especialistas de reparo terceirizados que compram Macs usados e os restauram para revenda, uma vez que antes de qualquer reparo é preciso redefinir a máquina; sem a senha de desbloqueio do Mac (bem como a ferramenta de diagnóstico da Apple), isso se torna impossível.

Publicidade

Muitos devem estar questionando: “Ora, é só pedir a senha para o dono antigo.” Isso poderia funcionar se as assistências não adquirissem, frequentemente, várias máquinas de grandes empresas — as quais nem sempre são redefinidas da forma devida.

Resultado: em alguns casos, MacBooks de ponta (e funcionais) são literalmente descartados pois não há o que ser feito, uma vez que a máquina se torna inacessível.

A ironia é que eu gostaria de fazer a coisa certa e limpar os dados dos usuários dessas máquinas, mas a Apple não me permite. Literalmente, a única opção é destruir esses belos MacBooks de US$3.000 e recuperar US$12 que cada um vale como lixo. #righttorepair

De acordo com a VICE, cerca de 20% a 30% dos Macs equipados com o chip T2 não são redefinidos ao serem enviados para o reparo — e a tendência é que esse número aumente, já que todos os modelos mais recentes de MacBooks (Air e Pro) vêm com o chip de segurança.

Publicidade

Esses problemas suscitam, mais uma vez, a discussão acerca do “Direito ao Reparo” (“Right to Repair”), um movimento muito forte nos EUA cujo objetivo é a flexibilização das ferramentas de reparo de dispositivos móveis e computadores em geral para empresas terceirizadas.

No caso da Apple, isso fez a companhia disponibilizar suas ferramentas para ainda mais assistências técnicas autorizadas, o que consequentemente dá ao consumidor mais opções de locais para realizar um conserto — mas, como podemos ver, ainda há muito espaço para melhorar.

Para redefinir seu Mac aos ajustes de fábrica (caso queira vendê-lo ou deixá-lo numa assistência), siga esse nosso tutorial.

via iDrop News

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CarKey vindo por aí? Novo padrão de chave digital para carros é lançado

Próx. Post

Apple Pay está chegando ao maior banco de Portugal

Posts Relacionados