O melhor pedaço da Maçã.
Xperia XZ2

Sony anuncia novos smartphones da linha Xperia e fones de ouvido sem fio para rivalizar os AirPods

Além da grande rival da Apple, a Samsung, ter anunciado seus novos aparelhos, outra empresa aproveitou a Mobile World Congress 2018 em Barcelona (Espanha) para apresentar seus novos smartphones.

Publicidade

Durante o evento, a Sony mostrou ao mundo os novos integrantes da linha Xperia: o XZ2 e o XZ2 Compact, além do Xperia Ear Duo (fones de ouvido sem fio).

XZ2

O XZ2 é o novo flagship da empresa e vem com a promessa de oferecer “experiências de entretenimento ainda mais imersivas”. Todas as suas características cooperam para isso.

Xperia XZ2

A tela HDR Full HD+ de 5,7 polegadas reproduz vídeos 4K HDR1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico. e oferece uma experiência bastante interessante, que converte todo e qualquer vídeo sendo reproduzido no aparelho para uma qualidade mais próxima possível do HDR com a tecnologia BRAVIA TV.

O aparelho tem alto-falantes estéreo e promete uma performance de áudio com alta definição e volumes ainda mais altos, tudo para contribuir com a imersão.

Publicidade

Algo peculiarmente diferente desse aparelho é a maneira como ele utiliza os sensores hápticos: com o sistema de vibração dinâmico da empresa (Dynamic Vibration System), o aparelho vibra a cada tipo de “ação” diferente, seja quando o usuário estiver assistindo a filmes, jogando ou passeando por vídeos diversos. Citando as primeiras impressões do Engadget, esse recurso parece muito mais interessante para certos aspectos (como jogos) do que para outros (como sentir a vibração a cada batida de uma música).

Publicidade

O design da linha Xperia também foi repensado no XZ2, que tem a traseira curva para que a pegada fique ainda melhor. A empresa também colocou o sensor de digitais um pouco mais abaixo, a fim de que todos consigam alcançá-lo mais fácil e confortavelmente.

O sistema de câmera ainda é um pouco conservador: apenas uma de 19 megapixels na traseira, com sensor de movimento ocular. Entretanto, ela pode fazer vídeos em câmera lenta (super slow motion) a 960 quadros por segundo em Full HD, além de capturar vídeos em resolução 4K HDR.

Já a câmera frontal tem 5 megapixels, mas o sensor 3D que havia no modelo anterior do XZ foi aprimorado e agora também permite escanear rostos, mesmo que seja necessário retirar os óculos para que o escaneamento seja feito com precisão.

Publicidade

Em aspectos internos, este aparelho roda o Android 8.0 “Oreo” e conta com um processador Snapdragon 845 de oito núcleos, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno — algumas versões poderão aceitar expansão de até 400GB com um cartão microSD, enquanto outras serão dual-SIM (capacidade de trabalhar com dois números de telefone ao mesmo tempo) em vez disso.

YouTube video

O XZ2 é resistente à água e à poeira, com certificação IP65/68. Ele também aceita carregamento sem fio (padrão Qi) em sua bateria de 3.180mAh. Quando chegar ao mercado (no mês que vem), ele custará £700 (em conversão direta, cerca de R$3.165).

XZ2 Compact

Indo contra a maré das outras empresas, que lançam um smartphone com tela grande e outro com tela maior ainda, a Sony optou por trazer um aparelho mais compacto. Assim como insinua seu nome, o XZ2 Compact é apenas uma versão menor do flagship da empresa, mas há poucas diferenças internas.

Xperia XZ2 Compact

O modelo compacto não possui, por exemplo, carregamento sem fio nem as habilidades de vibrações. A tela dele, é claro, também é menor: são 5 polegadas (Full HD+ HDR). A bateria do pequeno também precisou diminuir, sendo de 2.870mAh. Felizmente, todas as outras características internas permaneceram as mesmas que as do seu irmão maior, como armazenamento, RAM e processador.

O XZ2 Compact também chegará ao mercado no mês que vem, por £550 (em conversão direta, cerca de R$2.485).

Xperia Ear Duo

As novidades da empresa, porém, não terminam nos smartphones. Ela também entrou na vibe dos fones sem fio e revelou o Xperia Ear Duo.

Xperia Ear Duo

De acordo com a Sony, ele é o primeiro fone sem fio do mercado a oferecer uma experiência inovadora de dupla escuta (capacidade de ouvir música e notificações simultaneamente com sons do mundo ao seu redor).

O condutor espacial acústico, desenvolvido pela incubadora de tecnologia interna da Sony (Future Lab Program), permite que o som gerado atrás da orelha (pelo driver da unidade) seja transmitido diretamente para a orelha. O suporte de anel rodeia o canal auditivo para que a música possa se misturar perfeitamente com os sons do ambiente. Ainda segundo a Sony, o volume se ajusta de forma inteligente com base nos arredores e no ruído de fundo, com uma tecnologia de áudio (Clear PhaseTM) eliminando a dispersão de som para uma escuta ainda melhor.

YouTube video

Os fones contam ainda com um assistente inteligente para tarefas diárias (reconhecer o tempo, a localização e as atividades para oferecer informações relevantes ao longo do dia), suporte a gestos de cabeça (responda ou decline as chamadas recebidas agitando ou acenando com a cabeça; passe a música balançando a cabeça para a esquerda e para a direita) e a toques no próprio fone (controle a música e volume simplesmente tocando e deslizando no dispositivo).

O controle de voz também faz parte do Xperia Ear Duo, seja o Assistente Google (aparelhos com Android) ou a Siri (dispositivos com iOS). Já o microfone quádruplo isola o som da sua voz, filtra o ruído externo para ajudá-lo a configurar lembretes, enviar mensagens, fazer chamadas ou iniciar uma app.

Feito de aço inoxidável e borracha macia, o Xperia Ear Duo vem em três tamanhos diferentes (peça de encaixe na orelha), é à prova de respingos e conta com uma bateria de até quatro horas, a qual pode ser recarregada pelo estojo do acessório (que fornece até três recargas) — os fones contam com recarga rápida (sete minutos equivalem a uma hora de reprodução).

Xperia Ear Duo

Sem preço definido, o Xperia Ear Duo virá em duas cores (preto e dourado) e chegará ao mercado no nosso outono — com um app complementar para iOS e Android.

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Marca especializada em acessórios personalizados para iPhone comemora 3 anos com promoção; aproveitem!

Próx. Post

Rumor: vêm aí três novos iPhones — o maior teria tela de 6,5″ (1242×2688 pixels), opção de cor dourada e dual-SIM

Posts Relacionados