O melhor pedaço da Maçã.

Telas do Apple Vision Pro atingem no máximo 96Hz

Apple Vision Pro em exposição na área de hands-on da WWDC23

Desde a apresentação do Apple Vision Pro, estamos descobrindo mais detalhes sobre o novíssimo dispositivo que não foram divulgados na keynote de abertura da WWDC23. Em relação às telas do dispositivo, comentaram-se informações como a resolução (mais do que 4K em cada olho) e o tamanho (cada uma com 1,41 polegada), mas outras questões ficaram de fora.

Publicidade

Vale ressaltar que, apesar da altíssima resolução, o analista da cadeia de produção de displays Ross Young chegou a especular, antes do evento, que as telas chegariam a uma densidade de 4 mil pontos por polegada. Ele próprio, contudo, retificou a previsão, dizendo que as telas do headset aparentam chegar a cerca de 3,4 mil pontos por polegada.

Um ponto bastante importante é a taxa de atualização do display, algo especialmente importante em se tratando de dispositivos de realidade virtual/aumentada. Ao não usar o termo ProMotion para se referir às telas do Vision Pro, a Apple tacitamente afirmou que elas não chegariam a 120Hz, como os iPhones 13 Pro, 13 Pro Max, 14 Pro e 14 Pro Max, embora não tenha comentado o assunto na apresentação.

A dúvida, porém, teve fim com uma sessão da WWDC sobre reprodução de conteúdo em experiências de computação espacial. Logo no início, já é falado que os displays do headset funcionam, na maioria do tempo, com uma taxa de atualização de 90Hz, chegando a 96Hz ao reproduzir conteúdo em 24 quadros por segundo, de modo a se adaptarem com uma taxa que é divisível por 24.

Publicidade

As telas da maioria dos dispositivos funcionam a uma taxa de 60Hz, incluindo a maioria dos iPhones e computadores. Taxas maiores proporcionam maiores fluidez e conforto visual, o que é ainda mais importante no caso da computação visual. Ainda assim, os 90Hz deverão ser suficientes para uma experiência de AR/VR satisfatória — tanto é que não houve comentários nesse sentido entre os que tiveram oportunidade de testar o Apple Vision Pro na WWDC23 (o YouTuber Marques “MKBHD” Browlee, por exemplo, “chutou” ser uma tela de 120Hz pela sua experiência prática).

Em comparação aos concorrentes, a taxa de atualização do Vision Pro mostra-se na média e um pouco abaixo de alguns modelos. O PlayStation VR2 e o Meta Quest 2, por exemplo, rodam a 120Hz, enquanto o Valve Index chega a 144Hz. Outros dispositivos, por sua vez, como o Meta Quest Pro e o HTC Vive XR Elite, também funcionam com telas de 90Hz.

Algo interessante é que, de acordo com outra sessão da WWDC, o headset está sempre renderizando e atualizando o conteúdo exibido, ainda que o aplicativo aberto em si não tenha sido atualizado. Junto a isso, algoritmos espaciais e as lentes incluídas no hardware do aparelho fazem com que a experiência torne-se mais dinâmica e imersiva.

Publicidade

Na própria fala, é ressaltado o fato de que toda essa renderização exige bastante do poder de processamento do Vision Pro. Apesar de o dispositivo ser poderoso, a orientação aos desenvolvedores ressalta o fato de que deve haver um cuidado com camadas e elementos excessivos, de modo a não sobrecarregar o headset ou drenar muita energia.

Com menos de uma semana após a apresentação inicial do Apple Vision Pro, ainda deveremos ouvir bastante sobre o aparelho até o seu lançamento e início das vendas, o que só ocorrerá no início de 2024. Até lá, serão várias informações novas e lacunas preenchidas sobre o dispositivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acessibilidade: Apple Vision Pro terá VoiceOver, Acesso Guiado e mais

Próx. Post

Amazon descontinuará apps do Luna para macOS e Windows

Posts Relacionados