Tenha seu CPF no iPhone com o novo app da Receita Federal

Tão importante quanto o RG (Registro Geral, também conhecido como carteira de identidade) de um brasileiro é o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Justamente por ser um documento tão importante — e necessário para aqueles que solicitam o Auxílio Emergencial de R$600, bem como para os contribuintes da Receita Federal — o Governo do Brasil lançou, nesta semana, o app CPF Digital RFB para iOS e Android.


Ícone do app CPF Digital

CPF Digital

de Governo do Brasil

Compatível com iPhones
Versão 1.0.1 (76.4 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
Screenshot do app CPF DigitalScreenshot do app CPF DigitalScreenshot do app CPF DigitalScreenshot do app CPF DigitalScreenshot do app CPF DigitalScreenshot do app CPF DigitalScreenshot do app CPF Digital

É importante frisar que somente pessoas que têm CNH (Carteria Nacional de Trânsito) conseguem se cadastrar no app, por conta da identificação biométrica.

Com o CPF Digital RFB, é possível acessar, por meio do smartphone ou do tablet, o cartão do documento e receber notificações da Receita Federal. Para quem envia suas declarações do Imposto de Renda ao governo, o app também conta com o ChatBot — um recursos baseado em inteligência artificial para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Em relação ao recurso de atendimento virtual interativo, a ferramenta também permite consultar informações como restituição, prazo de entrega da declaração e multa por atraso no envio do documento, além de esclarecer dúvidas sobre situações individuais, como declaração em conjunto, Carnê-Leão e isenção para pessoas com doenças graves.

A Receita informou que pretende desenvolver atualizações que ampliem o recurso de atendimento virtual para outros serviços além do Imposto de Renda. A ampliação tem como objetivo diminuir os atendimentos presenciais nas unidades do órgão durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), de modo a tornar o CPF Digital a “porta de acesso para os principais serviços públicos”.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários