Chrome 83 chega com agrupamento de abas e melhores controles de segurança; Edge ganhará novidades

Vamos falar de navegadores? Recentemente, três deles ganharam novidades importantes em suas versões para desktop, incluindo o macOS — e é exatamente sobre essas novidades que falaremos a seguir!

Publicidade

Chrome

O ubíquo navegador do Google chegou à versão 83 com um recurso sobre o qual já tínhamos comentado: o suporte ao agrupamento de abas, o qual permite que usuários organizem melhor seus fluxos de trabalho e as trocentas de abas abertas simultaneamente.

Grupo de abas no Chrome

A novidade foi disponibilizada para macOS, Windows, Linux e ChromeOS, mas está sendo liberada de forma gradual — portanto, caso você tenha atualizado e ainda não tenha visto suporte ao agrupamento de abas, basta esperar mais alguns dias.

O Chrome 83 traz outras boas novidades — entre elas, um discreto redesign em determinados elementos da sua interface, realizado em parceria com a Microsoft. Com as mudanças, os botões e caixas de seleção tornam-se mais visíveis e fáceis de clicar, com otimizações para a interação por toque. A imagem abaixo mostra algumas das mudanças:

Novidades do Google Chrome

Também tivemos boas melhorias na área de segurança e privacidade: agora, é possível administrar e apagar os cookies de sites individuais, além de configurar se cookies de terceiros são bloqueados ou não durante a navegação privada. O Google adicionou também uma nova tela nas configurações, chamada “Verificação de segurança”, que examina alguns elementos (updates, senhas, extensões etc.) para determinar se a sua navegação está segura.

Novidades do Google Chrome

O Chrome 83 também trouxe uma nova “casa” para as extensões do navegador: agora, em vez de gerarem ícones individuais na barra de ferramentas, elas convivem todas sob o mesmo botão — o ícone de uma peça de quebra-cabeça, disponível ao lado da barra de URL/buscas. Por lá, é possível administrar as extensões e, se você desejar, fixá-las à barra principal.

Todas as novidades da versão mais recente do Chrome podem ser lidas nessa postagem do Google.

Edge

A Microsoft, enquanto isso, divulgou algumas novidades que chegarão ao seu navegador nas próximas semanas. A primeira delas é uma barra lateral de buscas, pensada para que você possa fazer pesquisas no Bing (não sabemos ainda se será possível configurar o buscador) sem sair da aba em que está — desta forma será possível encontrar significados, contextos ou imagens sem perder a concentração.

Novidades do Microsoft Edge

O recurso Coleções, por sua vez, ganhará integração com o Pinterest — com isso, a tela (que reúne links, imagens e textos salvos pelo usuário) passará a exibir, opcionalmente, sugestões da rede social na parte inferior. Será possível, também, exportar Coleções inteiras diretamente para o Pinterest — ou para o OneNote, caso você utilize o Microsoft 365.

Para usuários empresariais ou educacionais, o Edge estreará também um recurso que poderá ser uma mão na roda: a transição automática de perfis. Ao detectar o acesso a uma página relacionada ao seu trabalho ou universidade, por exemplo, o navegador oferecerá a opção de mudar automaticamente para a sua conta corporativa/educacional, dispensando a necessidade de fazer login nesses serviços todas as vezes.

Publicidade

As novidades do Edge serão disponibilizadas nas próximas semanas na versão de testes do navegador, e demorarão mais algum tempo para chegar aos consumidores finais. Resta aguardar, portanto.

Opera GX

Por fim, o navegador da Opera focado no público gamer trouxe algumas boas novidades — a começar por suporte nativo ao Instagram: o browser abre uma janela secundária da rede, onde é possível navegar pelo seu feed, acessar as DMs, usar a aba Explorar ou conferir os Stories mais recentes dos seus amigos.

Instagram no Opera GX

O Opera GX também adicionou alguns recursos já existente no Opera “principal”, como um organizador de abas em Workspaces e a possibilidade de buscar dentro de abas. Além disso, a nova versão do browser traz ainda mais efeitos sonoros compostos por Rubén Rincón e a banda Berlinist.

A nova versão do Opera GX já está disponível para download no seu site oficial.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…