O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera iOS 13.5, iPadOS 13.5 e tvOS 13.4.5 para usuários [atualizado]

O iOS 13.5 é um update bastante focado na pandemia do novo Coronavírus
nikkimeel / Shutterstock.com
iOS 13

Após liberar as versões Golden Master dos seus sistemas operacionais, anteontem, a Apple disponibilizou hoje as versões finais do iOS/iPadOS 13.5 (compilação 17F75) e do tvOS 13.4.5 (17L562) — lembrando que o watchOS 6.2.5 já havia sido liberado. Nada, ainda, do macOS Catalina 10.15.5.

Publicidade

Junto aos novos sistemas, a Apple liberou também para desenvolvedores o Xcode 11.5 (compilação 11E608c), para que criem apps compatíveis com os novos sistemas.

iOS/iPadOS 13.5

O iOS/iPadOS 13.5 conta com suporte ao framework “Exposure Notification” (“Alerta de Exposição”) que, como o nome indica, notificará usuários que podem ter entrado em contato com pessoas infectadas pelo novo Coronavírus (COVID-19).

A tecnologia pode ajudar autoridades de saúde a dizerem rapidamente a alguém que elas podem ter sido expostas à COVID-19. Hoje, a API de notificação de exposição que criamos com o @Google está disponível para ajudar as agências de saúde pública a efetivar seus aplicativos COVID-19, ao mesmo tempo em que protegemos a privacidade do usuário.

framework, desenvolvido pela Apple em parceria com o Google, já foi solicitado e será adotado por mais de 20 países; nada de Brasil ou Portugal, até o momento. O Android também está recebendo um update hoje com a novidade.

Publicidade

Além disso, as novidades envolvem também melhorias no Face ID (o painel de senha aparece rapidamente quando estamos de máscara) e novas opções para o recurso FaceTime em grupo (opção de desligar o recurso que dá zoom quando uma pessoa fala) e uma opção de compartilhar automaticamente suas informações de saúde da sua Ficha Médica com serviços de emergência (por enquanto, apenas nos Estados Unidos).

Além disso, como também já mostramos (quando ainda era chamado iOS 13.4.5), o 13.5 vem com a possibilidade de compartilhar músicas do Apple Music via Stories do Instagram e/ou do Facebook.

Eis o changelog completo oficial:

Publicidade

O iOS 13.5 acelera o acesso ao campo de código em dispositivos com Face ID quando você estiver usando uma máscara facial e apresenta a API de Notificação de Exposição para oferecer suporte a apps de rastreamento de contato da COVID-19 oferecidos por autoridades de saúde pública. Esta atualização também apresenta uma opção para controlar a proeminência automática de quadrados de vídeo em ligações do FaceTime em Grupo e inclui correções de erros e outras melhorias.

Face ID e Código
• Processo de desbloqueio simplificado para dispositivos com Face ID quando você estiver usando uma máscara facial;
• O campo de código é apresentado automaticamente depois de passar o dedo para cima a partir da parte inferior da tela Bloqueada quando você estiver usando uma máscara facial;
• Também funciona ao autenticar na App Store, no Apple Books, no Apple Pay, no iTunes e em outros apps compatíveis com o início de sessão com o Face ID.

Notificação de Exposição
• API de Notificação de Exposição para oferecer suporte a apps de rastreamento de contato da COVID-19 oferecidos por autoridades de saúde pública.

FaceTime
• Opção para controlar a proeminência automática em ligações do FaceTime em Grupo para que os quadrados de vídeo não mudem de tamanho quando um participante falar.

Esta atualização também inclui correções de erros e outras melhorias.

• Corrige um problema onde usuários poderiam ver uma tela preta ao tentar reproduzir transmissões de vídeos de certos sites;
• Aborda um problema no compartilhamento onde sugestões e ações poderiam não ser carregadas.

Para atualizar seu iPhone, iPad ou iPod touch, basta ir em Ajustes » Geral » Atualização de Software e seguir as instruções na tela.

Se preferir instalar o update manualmente, aqui estão os links diretos para download do iOS 13.5:

E, aqui, os links diretos do iPadOS 13.5:

audioOS 13.4.5

O iOS 13.5 inclui também a atualização 13.4.5 para HomePods, trazendo “melhorias gerais de estabilidade e qualidade”. Nada de novo.

iOS 12.4.7

A Apple também disponibilizou hoje o iOS 12.4.7 (compilação 16G192), provavelmente trazendo apenas correções de bugs e de segurança.

tvOS 13.4.5

A Apple não costuma divulgar as mudanças do sistema operacional da Apple TV, mas ela muito provavelmente traz apenas algumas melhorias gerais e correções de erros.

Publicidade

Você consegue atualizar a sua set-top box indo em Ajustes » Sistema » Atualizações de Software.


Em breve, publicaremos um vídeo no nosso canal do YouTube mostrando todas essas principais novidades dos sistemas. Fique ligado! 😉

Atualização 27/05/2020 às 13:15

Apenas hoje a Apple atualizou a página de suporte com links explicativos relacionados às atualizações de segurança das últimas versões dos seus sistemas operacionais — a mesma página em português, porém, continua desatualizada.

Em relação ao iOS/iPadOS 13.5, a Apple confirmou que corrigiu a vulnerabilidade no Mail a qual permitia que invasores atacassem iPhones e iPads silenciosamente.

Ela também corrigiu o problema no CoreText que fazia iPhones, iPads, Macs e Apple Watches travarem ao receber uma determinada sequência de caracteres enviada pelo iMessage.

Como sempre, updates como esses são muito recomendáveis principalmente devido a tais correções de segurança.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba como ativar o Modo Escuro no WhatsApp Web

Próx. Post

Apple disponibiliza macOS Catalina 10.15.5 beta 5 para desenvolvedores

Posts Relacionados