Rumor: linha “iPhone 12” poderá não mais incluir EarPods na caixa [atualizado: enquete]

Desde que a Apple retirou a saída de 3,5mm (aka “P2”) para fones de ouvido dos iPhones 7, ela inclui na caixa de todos eles EarPods com fio, que agora obviamente têm o próprio conector Lightning.

No começo, ela incluía na caixa também um pequeno adaptador de Lightning para 3,5mm, permitindo que usuários conectassem seus fones de ouvido convencionais ao iPhone sem ter que gastar nada mais com isso. Com a recente popularização de fones Bluetooth, porém, esse adaptador agora só é vendido à parte.

Para este ano, segundo o analista Ming-Chi Kuo (da TF International Securities), a Apple pode ter decidido dar um passo além. Segundo ele, a linha “iPhone 12” não incluirá nem mais os EarPods com fio na caixa.

Engana-se, claro, quem acha que no lugar deles a Apple incluiria AirPods “na faixa”. A ideia da empresa é justamente obrigar dar mais estímulo para que consumidores comprem um fone de ouvido sem fio, se ainda não tiverem um. E ela sabe que muitos deles optarão justamente pelos AirPods, ou quem sabe por algum modelo da sua marca Beats.

Para os consumidores que não estiverem dispostos a gastar tanto num fone, hoje em dia é fato que não faltam no mercado opções Bluetooth das mais variadas e baratas. Poucos são os consumidores que ainda de fato preferem usar fones cabeados.

Em um dos nossos podcasts recentes, cheguei a discutir essa possibilidade com o Edu e o Breno, e nós três chegamos à conclusão de que nunca nem sequer usamos os EarPods que vieram com nossos iPhones mais recentes. Considerando que a nossa realidade é a mesma de muitos outros consumidores, a Apple certamente está enxergando aí um gasto desnecessário.

Acabamos de publicar uma enquete sobre isso em nosso Twitter:

Kuo levantou, por fim, a possibilidade de a Apple oferecer algum “pacote promocional” para consumidores que optarem comprar um dos novos iPhones junto a AirPods. Faz sentido.

via MacRumors

Atualização 20/05/2020 às 15:45

A enquete ainda está rolando, porém como já superou 1.500 votos computados, a amostragem é grande o suficiente para as porcentagens pouco mudarem, daqui pra frente. Então, ficou assim:

  • Sim, uso constantemente: 45%
  • Já usei, mas é raro: 24%
  • Nunca usei, estão novos: 31%

O universo de leitores do MacMagazine não necessariamente representa o de consumidores da Apple no mundo todo, ainda mais considerando os elevados preços de fones de ouvido Bluetooth premium no Brasil, mas daí podemos concluir duas coisas.

Por um lado, quase metade (45%) dos consumidores não gostará nem um pouco se esse rumor for concretizado — talvez muitos dos quais também odiaram quando a Apple removeu a saída de 3,5mm dos iPhones, algo que hoje em dia se tornou padrão na indústria. São raros os smartphones flagships que ainda dispõem do conector.

Por outro, os números mostram que a Apple tem um bom argumento para seguir em frente com essa suposta ideia. Considerando que quem usa os EarPods raramente não se importaria tanto com o fato de eles não virem mais na caixa, estamos falando de 55% dos nossos leitores. Ou seja, talvez não seja uma ideia tão absurda assim.

E podem anotar: se a Apple realmente vier a fazer isso, outras fabricantes virão atrás. Aliás, isso já é realidade em certos modelos no mundo Android; o Google não inclui nenhum fone com os smartphones Pixel, por exemplo.

Posts relacionados

Comentários