Bug no iOS impede que usuários abram alguns apps [atualizado 3x: corrigido!] Saiba como resolver — temporariamente — o problema

O iOS 13.5 ficou em um bom tempo em teste, para que todos os bugs fossem identificados e corrigidos antes da sua liberação para todos os usuários — que aconteceu nesta semana. Bem, aparentemente, nem todos os bugs foram identificados e/ou corrigidos.

Diversos usuários não estão conseguindo utilizar certos aplicativos após a instalação da nova versão. As reclamações estão surgindo aos montes nas redes sociais; uma dessas pessoas foi o leitor do MacMagazine e participante do MM Tour, Jorge Reis Fleming, que nos passou seu relato.

Ao tentar abrir certos apps, surge uma mensagem de que o aplicativo em questão “não está mais sendo compartilhado com você”, e que é preciso comprá-lo na App Store. Ao abrir a loja, obviamente, nada acontece — já que o aplicativo está baixado/instalado no seu iPhone.

Bog no iOS 13.5

O Jorge entrou em contato com o suporte da Apple pelo telefone, que confirmou se tratar de um bug do iOS 13.5.

Como resolver o problema

Para remediar a situação, é preciso fazer o seguinte:

  • Vá em Ajustes » Geral » Armazenamento do iPhone e procure o aplicativo problemático.
  • Ao achá-lo, toque em “Desinstalar App”.
  • Depois que o app for desinstalado, toque em “Reinstalar App”.

É importante ressaltar que você precisa tocar na opção “Desinstalar App”; caso toque em “Apagar App”, todo o conteúdo (documentos, informações e dados) do aplicativo será perdido. Se você tem dúvidas sobre a diferença de desinstalar e apagar um app, recomendo a leitura desse artigo. 😉

O Jorge nos contou, ainda, que todos todos os apps problemáticos voltaram a funcionar após realizar esse passo-a-passo. E isso é tudo o que podemos fazer até que a Apple corrija o problema — seja com a libração de uma nova versão do iOS ou consertando tudo de forma remota.

Atualização 22/05/2020 às 16:03

O bug, na verdade, atinge diversas versões do iOS, e não apenas a última:

Tudo indica que a Apple conseguirá resolver tudo de forma remota. Vamos aguardar.

Atualização II, por Rafael Fischmann 25/05/2020 às 06:03

De ontem para hoje, múltiplos leitores começaram a nos avisar que surgiram na App Store trocentos updates de apps os quais já estavam atualizados para suas últimas versões. De fato, aqui no meu foram mais de 40!

O MacRumors suspeita que isso tenha justamente a ver com o problema do Compartilhamento Familiar. A Apple deve estar re-emitindo updates de apps, talvez com certificados atualizados, para corrigir o bug do qual falamos acima.

A empresa não se pronunciou sobre o assunto, mas faz sentido.

Atualização III, por Rafael Fischmann 26/05/2020 às 11:43

A Apple confirmou hoje, ao TechCrunch, que o bug foi corrigido. A re-emissão de inúmeros updates, que cobrimos acima, pelo visto teve a ver com o problema sim.

Nenhum detalhe extra sobre a questão foi divulgado.

Posts relacionados

Comentários