Notion, app de notas e dados “tudo-em-um”, oferece agora blocos ilimitados a todos os usuários

Notion app

Quem gosta de assuntos relacionados a produtividade e organização certamente vibra sempre que aparece um novo aplicativo que afirma facilitar a vida. Foi exatamente com essa premissa que o Notion surgiu há alguns anos, apresentando-se como um “tudo-em-um” que combina as funcionalidades dos principais apps de notas junto a um local para abrigar todos os tipos de arquivos de forma organizada.

Publicidade

A interface livre e, ao mesmo tempo, extremamente potente da ferramenta acabou conquistando muitos aficionados de produtividade e tecnologia. O aplicativo permite criar páginas, banco de dados, incorporar vídeos ou arquivos (anexados ou páginas da internet) e uma variedade de formatação de texto com diferentes níveis de título, marcadores e numeração, blocos de código, checkboxes (para tarefas), entre muitos outros — tudo podendo ser rearranjado apenas arrastando o que eles chamam de “bloco de informação”.

Além disso, o Notion sai na frente de muitos aplicativos de notas (como o Evernote, principal concorrente, por exemplo) ao apresentar a possibilidade de visualizar um só banco de dados de diversas maneiras, como em lista, tabela, calendário, galeria e até em formato Kanban (como no famoso app Trello).

As propriedades em cada banco podem ser personalizadas (com etiquetas, checkbox, data de início/fim e mais) e filtros podem ser aplicados para cada visão. Com todas essas capacidades, a equipe do Notion e seus usuários entusiastas compartilham sempre templates (que podem ser duplicados para a sua área de trabalho com um toque) de usos incríveis da plataforma que vão desde uma galeria com receitas a uma página de currículo ou mesmo planejamentos semanais, registro de hábitos e uma infinidade de temas. Veja aqui a página oficial dos templates.

Publicidade

Por conta do aumento do trabalho remoto nestes dias, o Notion está experimentando um grande crescimento, já que é possível trabalhar em páginas em colaboração. Ainda que ele precise melhorar seu app de diversas maneiras, a equipe está sempre bastante engajada com a comunidade e muito frequentemente libera atualizações de performance e novas funcionalidades. O último update porém, chamou a atenção por beneficiar usuários do plano gratuito.

Anteriormente, esse plano era limitado a utilizar até 1.000 blocos de informação — para usar além disso, era preciso pagar pelo plano Personal. A partir da última atualização, essa limitação deixou de existir, transferindo todos os usuários do plano gratuito para o Personal, que permite utilizar ilimitados blocos de informação para sempre.

É claro, ainda existem limitações para o plano gratuito, como a possibilidade de enviar somente arquivos até 5MB ou colaborar com um número limitado de pessoas, mas certamente é uma novidade maravilhosa para aqueles que procuram um aplicativo potente, flexível e gratuito para seus projetos pessoais ou profissionais.

Se você procura realizar um pouco mais com o app, pode optar pelo plano Personal Pro (US$5/mês), pelo Team (US$10/mês) ou Enterprise (a tratar); acesse aqui a página de comparação dos três planos.

Publicidade

A fanática que mora em mim indica bastante o aplicativo (que também tem Modo Escuro — oh, sim!) mesmo em sua versão gratuita. Eu tenho utilizado-o para basicamente todo o meu sistema de organização e me desfiz com prazer do Evernote — aliás, o app oferece uma ferramenta de migração ótima! Na página de templates é possível ver um pouco do que ele é capaz.

O Notion pode ser acessado em qualquer navegador, ou por apps para macOS e para iOS/iPadOS.


Ícone do app Notion - Notes, projects, docs

Notion - Notes, projects, docs

de Notion Labs, Incorporated

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.6.8 (16.9 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

dica do Fabricio Coriolano

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…