O melhor pedaço da Maçã.

Apple deverá lançar um novo app Mensagens para macOS

iMessage rodando no Mac e no iPhone

A notícia em si não é nova, e vale ser relembrada: em meados de 2019, o desenvolvedor Steve Troughton-Smith mostrou haver indícios de que a Apple estava trabalhando em um novo app Mensagens para o macOS, o qual seria uma versão adaptada do app que roda no iPad.

Publicidade

Tal iniciativa é fruto do projeto Mac Catalyst, que tem como premissa facilitar a criação/adaptação de apps do iPadOS para o macOS, tornando as coisas mais simples para desenvolvedores.

Como comentamos no vídeo publicado hoje em nosso canal no YouTube, muitos dos recursos presentes no Mensagens do iOS/iPadOS não está presente no do macOS (como os efeitos de mensagens, extensões de apps e adesivos); um novo aplicativo usando o Mac Catalyst acabaria com essa discrepância.

Agora, o 9to5Mac afirmou que isso (um novo app fruto do Mac Catalyst) muito provavelmente acontecerá mesmo na próxima versão do macOS, a ser apresentada pela Apple em junho, na WWDC20.

Publicidade

O site encontrou evidências de uma versão Catalyst do aplicativo Messages no build do iOS 14 que eles têm em mãos, e confirmaram que o app conta com todos os recursos ausentes na atual versão. Ainda que o Mac Catalyst tenha as suas limitações, o atual app Mensagens no macOS está “abandonado”; ter a chance de lançar/fazer a manutenção de apenas uma versão do app para ambas as plataformas (iOS/iPadOS e macOS) resolve de uma vez por todas esse problema.

Vale lembrar que o Mensagens não será o primeiro app portado do iPad para o Mac; quando lançou o macOS Catalina, a Maçã incluiu os apps Gravação, Podcasts, Bolsa e Casa pela primeira vez no sistema — graças, justamente, ao Mac Catalyst (anteriormente conhecido como “Projeto Marzipan”).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: os vários efeitos do iMessage

Próx. Post

Utilitário gratuito substitui os ícones da sua Touch Bar por um Dock, widgets e atalhos contextuais

Posts Relacionados