Essa é nova: estudantes dos Estados Unidos estão sendo reprovados nos exames de Colocação Avançada (Advanced Placement, ou AP) não por falta de estudos ou conhecimento, mas porque o portal do College Board, onde as provas são enviadas, não aceita o formato de foto padrão do iPhone. As informações são do The Verge.
Por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), os alunos estão fazendo seus testes online (e não presencialmente). Como os exames de AP exigem resposta longas, os participantes têm a opção de digitá-las ou tirar foto (caso tenham feito à mão) das folhas — que por sua vez devem ser enviadas como JPEGs ou PNGs.
O problema, porém, é que os iPhones hoje em dia capturam fotos, por padrão, no formato HEIF — o qual reduz o tamanho das imagens, entretanto é menos compatível com plataformas e serviços digitais. Com isso, ao tentarem enviar suas respostas para o portal da College Board, a página congela, o tempo de envio acaba e os participantes são informados de que precisam solicitar um novo exame.
O College Board está ciente do problema e divulgou no Twitter — bem como na sua própria página de perguntas frequentes sobre o exame AP — um alerta para os estudantes.
De fato, como devidamente colocado pela instituição, é possível alterar o formato de imagens/vídeos capturados pelo iPhone (ou iPad) para uma opção mais compatível, a qual sempre usará os formatos JPEG/H.264 — contudo, a Apple alerta que vídeos em 4K a 60qps ou a 1080p a 240qps exigem o ajuste “Alta Eficiência”.
Ainda segundo o College Board, “milhares” de estudantes terão de reenviar os seus exames, sendo que aqueles que não o fizerem (corretamente), falharão no teste — o que estenderá os estudos (e os estresse) por ainda mais semanas até que possam refazê-lo. Para impedir que isso ocorra, quase 30 mil participantes assinaram uma petição para que o CB permita o reenvio das provas.
Alguém já enfrentou problema parecido com o formato de imagens/vídeos padrão do iPhone? Conte-nos!