O melhor pedaço da Maçã.

Obscura 4 chega gratuitamente à App Store com novos recursos

Obscura 4.0

Um dos calcanhares de Aquiles de usuários do iOS aficionados de fotografia, sejam eles fotógrafos profissionais, amadores, e até mesmo ex-usuários do Android, é a simplicidade do app Câmera nativo. A fórmula que a Apple segue em aprimorar a interface nativa da câmera do iOS vem mostrando a sua idade, e já não é de hoje.

Publicidade

À medida em que a tecnologia de hardware e software das câmeras avança no iPhone, a interface do aplicativo continua a mesma há mais de uma década, contando com gestos secretos e confusos até mesmo para usuários longevos para revelar controles e ajustes de foto e vídeo que poderiam ser expostos de forma mais objetiva, ainda que simplificada, na tela inicial do app.

Como há males que vêm para o bem, ao longo dos anos essa situação toda tem aberto oportunidades para excelentes aplicativos de fotografia e videografia criados por desenvolvedores terceiros desbloquearem os potenciais da fotografia com o iPhone, como o Halide, o Camera+ e o Obscura, que chegou esta semana à sua versão 4.0 com uma nova disponibilização, refinamento de interface e dois novos recursos que se somam às novidades das versões mais recentes.

O famoso aplicativo, que chegou originalmente à App Store em 2015, agora é disponibilizado pela primeira vez como um upgrade da versão anterior ao invés de um novo aplicativo à parte dos antecessores. Além disso, o Obscura 4.0 agora é oferecido gratuitamente, com uma assinatura anual de R$50 (Obscura Ultra) que traz o Modo Dual Reticule (que separa pontos de foco e exposição no visualizador) e realce de clipping de exposição.

Entre os recursos da versão 4.0 para quem ainda não havia assinado a opção Extra no Obscura 3, estão a captura de vídeos, imagens em RAW e ProRaw, modo Retrato com profundidade, Live Photo, ajustes manuais de ponto branco, exposição, pico e ampliação de foco, histograma, triagem de qualidade e personalização de tema e ícone do aplicativo (todos estes recursos estão disponíveis para usuários do Obscura 3 que haviam optado pela assinatura Extra).

O suporte às Live Photos e a gravação de vídeos são uma grande vantagem do Obscura frente aos demais aplicativos profissionais para quem busca substituir o app Câmera na tela inicial. Traduzido para o português de Portugal, o app ainda conta com suporte aos widgets da tela bloqueada para facilitar acesso rápido.


Ícone do app Obscura — Pro Camera
Obscura — Pro Camera de Ben McCarthy
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2024.2 (51.4 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Philips Hue anuncia novas câmeras inteligentes, sensores e mais

Próx. Post

Subjects é um belo app para gerenciar os estudos

Posts Relacionados