Como realizar videochamadas com até 50 pessoas no WhatsApp Spoiler: basta usar o recurso Salas do Messenger

Videochamada no WhatsApp

Há algumas semanas, falamos aqui sobre como o WhatsApp passou a comportar chamadas (de áudio ou vídeo) com até oito pessoas ao mesmo tempo, o dobro do máximo permitido anteriormente. O limite ainda se mantém (e provavelmente ainda se manterá por bastante tempo), mas caso você queira adicionar um tantinho mais de contatos na sua reunião virtual, isso é plenamente possível.

Publicidade

O segredo, como você deve saber, tem nome e sobrenome: Salas do Messenger. A ferramenta, que estreou no Facebook Messenger recentemente, permite que você faça videochamadas com até 50 pessoas ao mesmo tempo — se é que você consegue controlar esse tipo de caos, naturalmente.

A parte boa é que as Salas do Messenger já estão integradas ao WhatsApp, e não é necessário que todos os participantes da chamada tenham uma conta no Facebook: apenas o criador da chamada (você, no caso) precisa estar cadastrado na rede e ter o aplicativo do Messenger instalado no seu smartphone — afinal, ao iniciar a reunião, ele é o app que lidará com a infraestrutura da coisa toda.

Após certificar-se de que você está com as duas exigências acima em dia, verifique sua versão do WhatsApp é a mais recente (no momento, é a 2.20.52). Então, siga os passos a seguir:

Publicidade
  1. Abra o Facebook Messenger e, na aba “Pessoas”, selecione a opção “Criar uma sala” — não é necessário usar a Sala em si, apenas tocar nessa opção para “ativá-la” (esse passo só precisa ser realizado uma vez).
  2. Abra o WhatsApp no seu iPhone e toque na aba “Ligações”.
  3. Puxe a lista de últimas ligações e escolha, no topo, a opção “Criar uma sala”.
  4. Uma caixa de diálogo avisará que você precisa continuar a operação no Messenger; confirme.
  5. Crie a sua Sala do Messenger com as configurações desejadas (descrição, atividade, pessoas que podem entrar, etc.).
  6. Selecione a opção “Enviar Link no WhatsApp” e compartilhe o link da sala recém-criada com seus contatos — eles não precisam ter conta no Facebook ou o aplicativo do Messenger instalado para participar da chamada.

O processo é ainda mais simples caso você queira realizar a videochamada com um grupo do WhatsApp que já existe. Basta acessar o grupo, tocar no sinal de “+” no canto inferior esquerdo e selecionar a opção “Sala” — após configurar a chamada no Messenger, você pode enviar um link para que o grupo junte-se à bagunça reunião.

Uma vez iniciada a chamada, os participantes podem usar os filtros de realidade aumentada do Messenger ou trocar os planos de fundo dos seus vídeos. Vale lembrar, entretanto, que as Salas do Messenger não têm criptografia de ponta-a-ponta, então é bom limitar o uso da ferramenta para conversas mais casuais e sem conteúdos mais, digamos, sensíveis.

Ah, e um lembrete: caso o recurso das Salas do Messenger ainda não esteja disponível para você, aguarde mais alguns dias — ele está sendo liberado aos poucos pela equipe de desenvolvimento do WhatsApp.

Publicidade

Divirtam-se! 😉


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.20.71 (133.9 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Ícone do app Messenger

Messenger

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 272.0 (84.4 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…