O melhor pedaço da Maçã.

Google agora permite autenticação no iOS por meio de dispositivos USB e NFC

Para o maior nível de segurança possível
Paul Stamatiou
Autenticação de dois fatores do Google no iPhone

Se você tem uma conta do Google, é bem provável que sua vida inteira — entre mensagens, fotos, vídeos, documentos, dados, senhas, cartões de crédito e o que mais você puder imaginar — esteja depositada dentro dela. Portanto, é salutar que a autenticação dessa conta seja feita da maneira mais segura possível, em qualquer dispositivo.

Publicidade

Pois se você tem o costume de entrar na sua conta do Google em iPhones ou iPads, a gigante de Mountain View adicionou recentemente um novo método de login ainda mais seguro: por meio de dispositivos de autenticação (tokens) USB ou NFC.

O recurso, que usa o padrão W3C WebAuthn, tem funcionamento simples: ao tentar fazer o login na sua conta do Google num dispositivo iOS, você precisará usar o seu token de autenticação para comprovar a sua identidade.

Acessando conta do Google no iOS via token NFC

Se o dispositivo for NFC, basta aproximá-lo da traseira do iPhone; se ele tiver conexão USB-C, você pode plugá-lo na porta do seu iPad Pro (ou usar um adaptador Lightning para USB-C, caso esteja no iPhone ou em outro tipo de iPad).

Publicidade

Para implementar o método, você precisa ativar o token de autenticação na sua conta do Google e certificar-se de que seu iPhone/iPad esteja rodando o iOS 13.3 ou superior.

Com a novidade, usuários do Google ganham mais um método de autenticação de dois fatores para acessar suas contas no iOS. Anteriormente, já era possível usar o método clássico (de receber um SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas. com um código), um smartphone Android ou suas próprias informações biométricas como etapa de login.

O novo método, claro, não trará apelo para uma grande quantidade de usuários — a maioria de nós, afinal de contas, não anda por aí com um token de autenticação no bolso. Ainda assim, para quem precisa proteger seus dados com ainda mais força, trata-se de uma boa adição.

via 9to5Google

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como realizar videochamadas com até 50 pessoas no WhatsApp

Próx. Post

Vídeo: 5 coisas legais do Android que só existem em iPhones com jailbreak

Posts Relacionados