O melhor pedaço da Maçã.

Instalação do Safari 4 Public Beta acarreta conflito com o Microsoft Messenger para Mac

Microsoft Messenger e WebKitQuando o leitor Felipe Ferreira nos apresentou um possível bug no Microsoft Messenger para Mac (versão 7.0.2 mesmo, não a 8.0, que vazou recentemente) causado pelo Safari 4 Public Beta, eu logo pensei que ele teria tirado esta conclusão com base em alguma coincidência, afinal, como poderia o navegador da Apple causar algum problema no comunicador instantâneo da Microsoft? Não muito Mac OS X-like, esse tipo de erro.

Publicidade

Pois é verdade. O Felipe investigou o problema a fundo para nós e encontrou um tópico nos fóruns de discussão oficiais da Apple e outro no MacRumors que tratam do assunto. Se você rodar o instalador da versão beta do browser da Maçã, o mensageiro começará a funcionar de modo um tanto estranho — como por exemplo, descreve o Felipe, o cursor não fica mais posicionado na caixa de texto de envio de mensagem depois que você aperta Enter/Return. É preciso, então, clicar de novo no campo para conseguir digitar de novo.

Felizmente, o bug é solucionado desinstalando o Safari 4 Public Beta. Não adianta simplesmente jogar o ícone dele para o Lixo, porém; é preciso rodar o próprio desinstalador que acompanha o pacote distribuído pela Apple — muito correto, diga-se, para um software justamente caracterizado como beta.

Publicidade

O conflito aparentemente tem a ver com a nova versão do mecanismo de renderização de páginas WebKit que acompanha o Safari 4 Public Beta, e é aí que a minha dúvida foi solucionada, quanto ao porquê de um influenciar no outro. O Messenger utiliza o mesmo engine para renderizar as mensagens nas janelas de chat.

A dica, caso você queira continuar usando o Messenger (bleh!) e a última versão do navegador da Apple, é baixar um nightly build do WebKit e instalá-lo em sua máquina. Desta maneira, o bug — causado pelo comunicador, que precisa ser atualizado para funcionar corretamente com o WebKit mais recente — não mais ocorre.

[Muito obrigado, Felipe!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ações da Apple já subiram mais de 31% em 2009

Próx. Post

TripTrack, desenvolvido por um brasileiro, cria guias de viagens no iPhone [atualizado]

Posts Relacionados