O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança projeto de código aberto para ajudar gerenciadores de senha; Dropbox Passwords é lançado em fase de convite

Projeto Password Manager Resources, da Apple

Se você usa um gerenciador de senhas de terceiros no iOS/iPadOS, é possível que melhorias estejam a caminho. Isso porque a Apple lançou hoje um projeto de código aberto destinado a integrar algumas partes do Chaves do iCloud a esses serviços, tornando a comunicação entre eles mais suave e entregando uma experiência mais uniforme aos usuários.

Publicidade

O Passward Manager Resources está disponível no GitHub e pode ser usado (e modificado) gratuitamente por desenvolvedores. A Apple descreve o projeto da seguinte forma:

A Apple criou um novo projeto de código aberto para ajudar desenvolvedores de gerenciadores de senhas a colaborar pela criação de senhas fortes que sejam compatíveis com sites populares. O projeto Password Manager Resources permite que você integre exigências específicas de cada site, usadas pelo Chaves do iCloud, para gerar senhas fortes e únicas. O projeto traz ainda coleções de sites que compartilham sistemas de login, links para as páginas dos sites onde usuários podem alterar suas senhas e muito mais.

Ou seja: ainda que a Apple ainda não esteja propondo uma união completa dos gerenciadores de senha, ao menos a empresa está compartilhando um pouco do seu trabalho para que outros desenvolvedores possam oferecer uma experiência de usuário ainda melhor na sua plataforma.

Dropbox Passwords

Ainda no assunto gerenciadores de senha, temos um novo cavaleiro surgindo no horizonte — um cavaleiro do Dropbox, nada menos.

Publicidade

O Dropbox Passwords é um gerenciador de senhas que foi disponibilizado silenciosamente hoje na App Store e no Google Play. Por ora ele funciona apenas a base de convites, então a coisa toda está sendo liberada aos poucos; certamente, haverá um anúncio oficial por parte da empresa quando o serviço for liberado publicamente.


Ícone do app Dropbox Passwords - Gerente
Dropbox Passwords - Gerente de Dropbox, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 216.28 (128.9 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Dropbox Passwords - GerenteScreenshot do app Dropbox Passwords - GerenteScreenshot do app Dropbox Passwords - GerenteScreenshot do app Dropbox Passwords - GerenteScreenshot do app Dropbox Passwords - GerenteScreenshot do app Dropbox Passwords - Gerente

O fato é que, no papel, o funcionamento do gerenciador é bem interessante: em vez de usar criptografia de ponta a ponta, como é comum em serviços do tipo, o Dropbox Passwords usa uma técnica conhecida como criptografia de conhecimento-zero — um método o qual permite que o usuário entre na sua conta do Dropbox sem que o servidor do outro lado tenha conhecimento do seu código.

Funciona assim: ao fazer login, você não digita o seu código de acesso — em vez disso, você realiza algumas operações matemáticas envolvendo o código numérico, que permitem ao servidor verificar a sua identidade sem informar a senha em si. Com isso, se um hacker invadir os servidores do Dropbox, ele não obterá o seu código e não poderá invadir a sua conta.

Publicidade

Em termos de funcionalidades, o Dropbox Passwords é parecido com a concorrência: ele armazena seus dados de login na sua conta do Dropbox, permitindo que você entre em suas contas com um toque/clique e acesse suas senhas de qualquer lugar.

De acordo com o The Next Web, o serviço será disponibilizado para todos os usuários de planos pagos do Dropbox. Vamos acompanhar as notícias sobre ele, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #375: pacotão de serviços, Apple fecha jailbreak, compatibilidade do iOS 14, iPad Air com USB-C e mais!

Próx. Post

Mesmo com pandemia, ações da Apple batem recorde e ultrapassam o patamar dos US$330 [atualizado 2x]

Posts Relacionados