O melhor pedaço da Maçã.

Apple descontinuará iBooks Author em julho e iTunes U no fim de 2021

O Pages substituirá o primeiro, enquanto o Sala de Aula e o Projeto Escolar sucederão o segundo

Notícias da Apple descontinuando serviços são relativamente raras, mas hoje a empresa anunciou o ponto final de dois deles: o iBooks Author e o iTunes U.

Publicidade

iBooks Author

O iBooks Author, para quem não sabe, é um serviço trazido pela empresa na época do lançamento do Apple Books (então chamado de iBooks) o qual permite que autores escrevam, editem e publiquem seus próprios livros diretamente na loja da empresa, sem o intermédio de uma editora.

iBooks Author

Hoje, a Apple anunciou que o serviço deixará de ser atualizado e não mais será oferecido a novos usuários a partir de julho próximo. Quem já baixou o aplicativo ainda poderá reavê-lo na área de compras da Mac App Store, e ele continuará rodando no macOS Catalina ou inferiores mesmo após essa data; livros publicados anteriormente pelo iBooks Author continuarão disponíveis normalmente no Apple Books.

Para não deixar os escritores a ver navios, a Apple anunciou que as próximas atualizações do Pages trarão recursos específicos para a escrita e a publicação de livros. O processador de texto já tem capacidades do tipo há anos, mas receberá ferramentas extras, como a possibilidade de importar livros; a Maçã publicou um documento de suporte para usuários que queiram fazer a transição do iBooks Author para o Pages.

Publicidade

Desculpe, app não encontrado.


Ícone do app Pages
Pages de Apple
Compatível com Macs
Versão 14.0 (291.8 MB)
Requer o macOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

iTunes U

O iTunes U, por sua vez, é a ferramenta da Apple integrada ao iTunes que pode ser utilizada para distribuição de material didático em escolas e universidades — elementos como livros, vídeos, podcasts, áudios e muito mais. Por ele, professores podem também acompanhar a realização de tarefas dos alunos e dar orientação individual a cada estudante.

Aplicativo iTunes U para iOS

Se essa descrição é familiar, é porque a Apple apresentou ferramentas mais modernas com propósitos semelhantes nos últimos anos: o Sala de Aula (Classroom) e o Projeto Escolar (Schoolwork) são aplicativos integrados aos frameworks e às tecnologias recentes da Maçã, com abordagem mais dinâmica e funcionalidades expandidas. Com isso, o iTunes U perdeu a sua função.

Publicidade

Por isso, a Apple anunciou que descontinuará a plataforma no fim de 2021. O iTunes U terá pleno suporte da empresa durante o ano letivo de 2020-21; em seguida, profissionais da área de educação que utilizem o serviço serão encorajados a fazer a transição para os apps Sala de Aula e Projeto Escolar.

A empresa anunciou que o iTunes U ganhará, em breve, suporte ao ClassKit para que professores e instituições façam a transição do conteúdo para os novos apps com mais facilidade. Quem preferir poderá, também, exportar seus materiais do iTunes U para plataformas de terceiros ou sistemas de ensino específicos.


Desculpe, app não encontrado.


Ícone do app Sala de Aula
Sala de Aula de Apple
Compatível com iPads
Versão 3.7 (24.8 MB)
Requer o iPadOS 14.5 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Projeto Escolar
Projeto Escolar de Apple
Compatível com iPads
Versão 2.5.1 (189.9 MB)
Requer o iPadOS 16.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

E assim caminha a humanidade, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualização à vista? Estoques do iMac de 27″ estão rareando nas Apple Online Stores

Próx. Post

Apple é a primeira empresa americana a valer US$1,5 trilhão

Posts Relacionados