O melhor pedaço da Maçã.

Primeira versão beta do Android 11 tem notificações renovadas e foco em privacidade

Por enquanto, apenas alguns smartphones Pixel podem testar as novidades
Android 11

Enquanto a Apple ajusta os preparativos finais do iOS 14, a ser apresentado na próxima WWDC, o Google já está alguns passos à frente: a gigante de Mountain View já tinha lançado o primeiro Developer Preview do Android 11 em fevereiro passado; agora, a empresa disponibilizou a primeira versão beta do futuro sistema — e com ela, detalhou pela primeira vez as novidades que ele trará para usuários.

Publicidade

O foco do Android 11 será dividido em três frentes: pessoas, controles e privacidade. O primeiro aspecto é visto principalmente nas notificações, agora divididas em duas áreas: a principal é definida como “Conversas” e traz todos os seus chats não respondidos (independentemente do app), com a possibilidade de respondê-los ali mesmo ou marcar uma conversa como prioritária, para colocá-la no topo da lista. Abaixo das conversas, ficam as notificações “comuns”.

Android 11

Além disso, o sistema tornará nativa uma ideia que o Facebook Messenger popularizou há bastante tempo: a das bolhas de chat, aqui chamadas de Bubbles.

Android 11

Com elas, suas conversas ativas ficam sempre presentes na tela em pequenas bolinhas que você pode mover para qualquer canto; para acessar uma delas, basta tocar no rosto da pessoa em questão sem sair do app que você está. O recurso funciona com todos os mensageiros.

Android 11

Na parte de controles, o Android 11 torna-se muito mais amigável às casas inteligentes: basta apertar e segurar o botão de força para acessar uma nova tela, onde você pode controlar todos os seus dispositivos de automação doméstica. A tela traz ainda acesso rápido a elementos relevantes naquele momento, como um cartão de embarque (caso você esteja prestes a embarcar num voo) ou seu cartão digital do Google Pay.

Publicidade

Botões contextuais relacionados a dispositivos ou recursos também aparecem em notificações — então você pode abrir seu cartão de embarque rapidamente ao receber uma notificação do seu voo, ou selecionar o dispositivo de reprodução quando estiver controlando uma música pelas notificações.

Android 11

Por fim, na área de privacidade, o novo sistema segue a tradição de versões recentes do Android, dando ao usuário ainda mais poder sobre os tipos de dados compartilhados ou não com o Google e aplicativos de terceiros. Agora, é possível conceder permissões momentâneas a algum tipo de acesso; se você não usou um app por muito tempo, o Android perguntará novamente quais permissões você quer dar a ele.

Publicidade

Outros recursos que chegarão nativamente ao Android 11 incluem uma ferramenta de gravação de tela própria (finalmente!), um novo menu de compartilhamento mais inteligente e melhorias no comando por voz. Há, também, os tradicionais ajustes de performance e consumo energético para tornar os smartphones mais leves e duráveis.

O Android 11 está disponível em beta público para smartphones Pixel 2 e superiores; naturalmente, o sistema é indicado apenas para desenvolvedores, já que as aparas ainda devem estar deveras vivas e a estabilidade pode sofrer um pouco. O lançamento final do novo robozinho deverá ocorrer no segundo semestre.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é a primeira empresa americana a valer US$1,5 trilhão

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Vertigo Racing, IT’S NOT SCARY!, Super Easy Timer e mais!

Posts Relacionados