Fiquei um pouco na dúvida de trazer esse vídeo aqui para o site porque, bem, é bastante evidente que as assistentes inteligentes de smartphones diferem muito por idioma. Todas elas, sem exceção, funcionam absurdamente melhor em inglês — azar o nosso. 😥

Publicidade

Ainda assim, o mais novo comparativo trazido pelo canal Mrwhosetheboss no YouTube nos dá uma boa ideia do estado atual da coisa em 2020, fazendo 50 testes diferentes entre Google Assistente, Siri (Apple), Bixby (Samsung) e Alexa (Amazon).

Não me perguntem por que, mas a Cortana (Microsoft) ficou de fora dessa. Será que ela é tão ruim assim?…

O comparativo é bem justo e variado, mostrando cenários em que cada uma das assistentes se destaca. Mas, no geral, vemos que o Google Assistente está num patamar acima da concorrência, oferecendo uma experiência bem mais próxima do que podemos esperar de uma conversação natural. A Siri, felizmente, não fica muito atrás.

Publicidade

Mas voltando à questão do idioma, é uma grande pena observarmos tamanha disparidade assim. Por anos, ficamos naquela torcida para a Siri finalmente ganhar suporte ao português (coisa que até hoje não aconteceu no HomePod, diga-se), mas agora surge uma nova expectativa para que a nossa versão local também evolua a ponto de funcionar tão bem quanto em inglês. E, aliás, até hoje a Apple também não lançou uma versão da Siri adaptada ao português de Portugal, o que é uma grande vergonha.

E entre vocês, aí, como têm sido suas experiências com assistentes virtuais?

via The Loop

Publicidade
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…