O melhor pedaço da Maçã.

Governo pressiona e Apple retira Pocket Casts e Castro da App Store chinesa

Shutterstock.com
Gravação de podcast

A relação da Apple com a China é bastante complicada. Se por um lado a empresa é, obviamente, uma defensora da democracia e da liberdade de expressão de forma global, em território chinês ela acaba se dobrando ao governo. O motivo é óbvio: bater de frente e arriscar perder um dos seus maiores mercados é um risco enorme para o bolso da companhia, então…

Publicidade

A polêmica da vez envolve os aplicativos Pocket Casts e Castro, os quais foram sumariamente removidos da App Store de lá.

O Pocket Casts foi removido da App Store chinesa pela Apple, a pedido da Administração do Ciberespaço da China. Acreditamos que podcasts são e devem permanecer um meio aberto, livre de censura do governo. Como tal, não iremos censurar o conteúdo de podcasts a pedido deles. […] Entendemos que isso significa ser improvável que nosso aplicativo para iOS fique disponível na China, mas consideramos que é uma etapa necessária a ser tomada por qualquer empresa que valorize o modelo de distribuição aberto que torna a [mídia] podcast especial.

Aparentemente, tudo o que a equipe do Pocket Casts recebeu de informação da Apple foi que o remoção do aplicativo se deu a pedido da Administração do Ciberespaço da China, e que eles deveriam contatar o órgão diretamente para tentar resolver a questão.

Ao ser questionada pelo TechCrunch sobre a remoção, a equipe disse: “Provavelmente entraremos em contato com eles [Administração do Ciberespaço da China] para saber mais, embora não tenhamos a opção de impedir que o aplicativo seja removido, apenas como uma solução potencial para reinstalá-lo. A quantidade muito pequena de avisos que recebemos entre a ocorrência de um problema e nosso aplicativo ser completamente removido da loja de aplicativos chinesa foi bastante alarmante. Assumimos que o que eles desejam remover são podcasts específicos e, possivelmente, parte do conteúdo do ‘Black Lives Matter’ que publicamos.”

@IPNpodcast: Por que o @CastroPodcasts foi retirado da App Store chinesa? cc @CastroSupport
@CastroPodcasts: Achamos que pode ter sido o nosso apoio aos protestos na aba Descobrir. Não nos deram nenhuma informação.

A equipe do Castro foi pelo mesmo caminho, afirmando não ter recebido informações sobre a remoção — deduzindo que isso provavelmente aconteceu por conta dos apoios aos protestos recentes.

A Apple não se manifestou sobre o assunto, mas está claro que temos aqui uma nova polêmica instaurada.


Ícone do app Pocket Casts: Podcast Player
Pocket Casts: Podcast Player de Automattic
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 7.59 (120.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Castro Podcast Player
Castro Podcast Player de Bluck Apps
Compatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 2023.15 (112.6 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple orienta desenvolvedores a como fazer “excelentes registros de bugs”

Próx. Post

Apple divulga programação da WWDC20, incluindo sua keynote de abertura

Posts Relacionados