O melhor pedaço da Maçã.

Focado em protestos, app Anonymous Camera esconde pessoas em fotos e vídeos

Uma mão na roda para jornalistas
Anonymous Camera

Numa época de muitos protestos em diversos países, nada mais correto — se você participa de alguma dessas manifestações — do que se preocupar com a privacidade alheia e tentar, na medida do possível, preservar a identidade daqueles que estão ao seu redor. Foi pensando nisso que a startup inglesa Playground criou e lançou o app Anonymous Camera.

Publicidade

Usando e abusando de aprendizado de máquina, o app anonimiza fotos e vídeos, removendo informações que poderiam ser usadas de forma bem simples para reconhecer pessoas. A criação do aplicativo contou com a ajuda de jornalistas investigativos, que sempre estão em busca de uma maneira fácil de gravar imagens anônimas.

Anonymous Camera

Jornalistas do The Verge testaram o app em protestos recentes (#BlackLivesMatter) e disseram que, apesar de estar longe da perfeição, o Anonymous Camera “oferece os recursos mais abrangentes e fáceis de se usar em um aplicativo do tipo”.

Além de preservar os rostos em fotos e vídeos (desfocando, pixelando ou até mesmo bloqueando totalmente rostos/corpos inteiros — afinal, muita gente pode ser identificada por tatuagens, roupas ou coisas do tipo), o app também pode distorcer vozes em vídeos e retirar metadados incorporados automaticamente nos arquivos criados elas câmeras de telefones (incluindo a hora em que a foto ou o vídeo foi feito e, dependendo das configurações de privacidade, o local exato).

Publicidade

Outro diferencial importante é que o app processa todo o conteúdo em tempo real no próprio dispositivo, sem precisar utilizar servidores na nuvem (algo que poderia comprometer seu conteúdo). Além disso, o conteúdo das fotos e vídeos em seu estado original ficam muito pouco tempo disponíveis do aparelho, sendo rapidamente substituídos pelas versões anonimizadas — importante caso o smartphone seja confiscado, por exemplo.


Ícone do app Anonymous Camera
Anonymous Camera de FieldDay
Compatível com iPhones
Versão 1.0.1 (6 MB)
Requer o iOS 14.1 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O Anonymous Camera é grátis na App Store, mas é preciso pagar R$8 (compra única) para ter acesso à versão Pro, que faz vídeos sem marcas d’água. A Playground afirmou que todas as receitas do primeiro mês de vendas serão doadas à Black Visions Collective (ONG com sede em Minnesota) e ao coletivo de mídia Unicorn Riot (também sem fins lucrativos).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple continuará dependendo bastante da Samsung para produção do “iPhone 12”

Próx. Post

Jogo de aventura Little Orpheus entra no catálogo do Apple Arcade

Posts Relacionados