Donos de MacBooks Air e Pro sofrem com problema de conectividade em acessórios USB

Alguns donos de MacBooks Air e Pro (de 13 polegadas), ambos lançados em 2020, afirmam estar enfrentando problemas com a conectividade de acessórios USB 2.0 a partir de hubs USB-C — uma vez que essas máquinas são equipadas somente com portas Thunderbolt 3.

Publicidade

De acordo com as reclamações, feitas no fórum do MacRumors, no Reddit e na própria comunidade de suporte da Apple, os acessórios USB conectados a hubs simplesmente param de funcionar, aleatoriamente.

Em momentos aleatórios durante o dia (as vezes até duas ou três vezes por dia), o mouse Logitech G602 e o teclado externo da Apple param de responder completamente e somente uma reinicialização restaura a funcionalidade.

Outro usuário afirma que isso acontece com mais de um tipo de hub USB-C, fazendo-o acreditar que o problema não está do lado dos acessórios. Além disso, isso também estaria afetando mais de um gadget conectado ao mesmo hub.

Em momentos aleatórios, os dispositivos USB conectados ao Mac por um hub USB-C simplesmente perdiam a conexão e paravam de funcionar ao mesmo tempo. Isso aconteceu com dois hubs diferentes (ambos caros, um deles é o Satechi, recomendado em várias threads), por isso estou inclinado a descartar que os hubs estejam com defeito.

Eu tenho algumas coisas conectadas no hub: HDMI para um monitor externo, interface de áudio USB (alimentado pelo Mac) e um mouse. Quando o problema ocorre, o mouse e a interface de áudio USB param de funcionar, mas a conexão HDMI continua funcionando sem problemas, todas as vezes.

O problema ocorre em momentos aleatórios e não há como reproduzi-lo. Parece estar acontecendo com mais frequência quando pelo menos dois dispositivos USB estão conectados ao mesmo tempo.

Existem muitas outras reclamações semelhantes sobre problemas de conectividade e travamento ao usar acessórios USB, embora pareça não haver um padrão claro de quais dispositivos são afetados ou quando o problema ocorre — dificultando a determinação do que poderia estar causando as desconexões.

Publicidade

Um usuário do Reddit descobriu que dispositivos USB 2.0 os quais não respondem permanecem conectados “indefinidamente” nas Informações do Sistema, mesmo que desconectados do hub, enquanto dispositivos USB 3.0 se comportam corretamente. Ele conseguiu resolver o problema com um hub da CalDigit, mas não se sabe se essa correção funcionará para todas as máquinas afetadas.

Muitas pessoas entraram em contato com a Apple para resolver o problema, com alguns clientes tendo suas máquinas substituídas — mas alguns usuários relataram que o problema persiste no Mac de substituição.

Você já enfrentou ou passa por algum problema parecido? Conte-nos!

Publicidade

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…