Ontem (22/6) foi um dia e tanto para desenvolvedores, usuários e amantes das tecnologias da Apple com o anúncio do iOS 14, do iPadOS 14, do macOS Big Sur, do watchOS 7, do tvOS 14, entre várias outras novidades.

Publicidade

Como muitos devem saber, porém, a WWDC não se resume à keynote de abertura, com a realização de atividades, demonstrações e sessões voltadas para desenvolvedores sobre os mais novos recursos de design das plataformas da Apple — além de bate-papos com executivos da companhia.

Em meio à torrente de novidades, a Apple lançou um comunicado para a imprensa no qual apresentou os maiores momentos do primeiro dia da WWDC20 — incluindo, claro, os destaques de ontem os quais podem ser vistos no breve vídeo a seguir:

Foi um primeiro dia lotado na WWDC 2020, cheio de notícias emocionantes da keynote de abertura e do Platforms State of the Union. Vamos ver os destaques e dar uma olhada no que virá amanhã.

Também comentamos, ontem, novos recursos apresentados para desenvolvedores, incluindo o novo WidgetKit e o App Clips; agora, vamos conferir as novidades do Assistente de Feedback e do SF Symbols.

Publicidade

Assistente de Feedback

Juntamente ao lançamento do iOS 14 e do macOS Big Sur, desenvolvedores ganharam uma nova ferramenta colaborativa com a qual podem compartilhar, enviar e visualizar relatórios de erros do Assistente de Feedback (Feedback Assistant), plataforma para relatar bugs das versões beta dos sistemas da Maçã.

Teams for Feedback Assistant

O novo recurso, chamado Teams for Feedback Assistant, foi desenvolvido para promover a colaboração no relatório a na resolução de erros; anteriormente, as falhas dos sistemas eram relatadas individualmente por cada desenvolvedor.

Para usar o recurso, desenvolvedores podem tocar no botão “Novo feedback” no app; o mesmo pode ser feito no macOS depois de designar uma equipe e clicar no ícone para escrever uma mensagem. Os comentários que haviam sido arquivados anteriormente como um relatório pessoal também podem ser movidos para a caixa de entrada de uma equipe.

Publicidade

Os responsáveis por uma equipe (designados, por padrão, para quem criou o grupo) podem executar ações de gerenciamento, como baixar anexos e fechar um relatório. Essa pessoa também receberá alertas se a Apple solicitar mais informações.

O Teams for Feedback Assistant está disponível para membros do Apple Developer Program, do Apple Developer Enterprise Program, do Apple Business Manager e do Apple School Manager.

SF Symbols

Lançado há cerca de um ano, juntamente ao iOS 13 e ao macOS Catalina 10.15, o SF Symbols é uma biblioteca de símbolos que contribui para que desenvolvedores criem “aplicativos consistentes, utilizáveis e visualmente agradáveis”.

Publicidade

Inicialmente, a biblioteca contava com mais de 1.000 símbolos com diversas variações, sendo atualizada ao longo do último ano com novos ícones e opções. Agora, a plataforma chegou à segunda grande versão com mais de 2.500 ícones!

SF Symbols

De acordo com a Maçã, o SF Symbols 2.0 introduz mais de 750 novos símbolos e inclui:

  • Mais de 150 símbolos multicoloridos pré-configurados que se adaptam automaticamente a coloração, configurações de acessibilidade e modos de aparência.
  • Margens laterais negativas nos símbolos padrões e personalizados, oferecendo maior controle sobre o alinhamento horizontal.
  • Variantes de símbolos específicos para convenções de escrita da direita para a esquerda (como muitos dialetos africanos e asiáticos), bem como símbolos específicos em árabe, devanágari e hebraico.

A versão beta do SF Symbols 2.0 deverá ser disponibilizada em breve para todos os desenvolvedores. A Apple informou, porém, que a disponibilidade de símbolos individuais e de recursos (como localização e cores) poderá variar com base na versão do sistema desenvolvido.

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…