Fake news! Imagens que circularam do suposto AirPower eram falsas

Pelo visto, os dias de glória do leaker Jon Prosser se foram. Ao menos se analisarmos os últimos vazamentos dele — principlmente o envolvendo a base de carregamento AirPower, da Apple.

Publicidade

Vamos por partes.

AirPower

O projeto de carregador sem fio que desafia a Física ainda está vivo dentro da Apple, e isso não é nenhum mistério. Recentemente, porém, Prosser compartilhou algumas imagens do suposto protótipo do acessório que levantaram muitas dúvidas.

O principal motivo da desconfiança girava em torno do Apple Watch, que em todas as imagens até então compartilhadas por Prosser estava na mesma posição — exatamente onde o relógio é carregado em bases/clones do AirPower.

Publicidade

O leaker bateu o pé dizendo que confiava nas suas fontes, que tudo foi devidamente checado e que compartilharia, em algum momento, novas fotos mostrando o Watch sendo recarregado em outra posição. Mas hoje o caldo engrossou para o lado dele.

@jon_prosser, por favor não roube o meu conteúdo. 😉

No Twitter, o usuário @Wilson_boi_101 publicou um vídeo no qual afirma que a foto compartilhada por Prosser era dele. Como podemos ver, nada de AirPower — o que vemos é uma base carregadora como a AirUnleashed.

Aquelas imagens do “protótipo” do AirPower circulando? Falsas, confirmada pela fonte original. Continue.

Mark Gurman (que tem ótimas fontes dentro da Apple e que duvidou de tudo desde o início), da Bloomberg, tratou de colocar uma pá de cal no assunto.

Publicidade
Tudo bem, vamos começar a discussão aqui. Essas imagens foram enviadas para mim pela mesma fonte que obteve as fotos para @jon_prosser. Como você sabe, houve alguns problemas, digamos, com essas imagens. Vamos começar com algumas imagens então.

Outro que também rebateu o vazamento de Prosser numa sequência no Twitter foi o usuário @Jioriku — ele basicamente mostrou que a base de carregamento é uma genérica, que pode ser adquirida na Amazon por cerca de 80% menos do que viria a custar a base da Maçã. 🤷🏻‍♂️

O que não se confirmou na WWDC20

“iPhoneOS”, cadê você?

Outro erro de Prosser foi ventilar que o iOS mudaria de nome para “iPhoneOS” — algo que foi rapidamente negado por Gurman.

E deixe-me salientar que eu disse “iOS”, como iOS 14. Vi alguns rumores da mudança do nome para “iPhoneOS” — mas que, junto a muitas outras coisas recentes neste ano, provavelmente não se baseia em verdades.

A WWDC20 passou e o iOS 14 foi apresentado, enterrando o rumor. Prosser mesmo brincou com tudo, para não “sair por baixo”:

Publicidade
Isto envelheceu como um flagship da HTC…

Vale dizer aqui que a mudança de fato faz sentido, afinal todos os sistemas operacionais atualmente contam com o nome do produto na frente, menos o iOS — quem sabe isso aconteça após a morte do iPod touch (que ainda vive e rodará o iOS 14).

Novo MacBook Pro na WWDC20

Quando Prosser disse que teríamos novidades envolvendo o MacBook Pro em maio (que se concretizou, com o lançamento do modelo de 13″) e na WWDC (pouco tempo depois, em junho), nós logo questionamos ele — afinal, não fazia muito sentido dois lançamentos de uma mesma família numa janela tão curta.

Quando os rumores envolvendo a transição dos chips Intel para ARM começaram a ganhar força na WWDC, Prosser logo resgatou a conversa — e nós contra-argumentamos:

@jon_prosser: Lembra quando eu disse que havia coisas do MacBook Pro acontecendo na WWDC e também coisas do MacBook Pro acontecendo em maio — mas as pessoas disseram que não poderiam ser as duas coisas e que eu devia estar inventando?

@rfischmann: O que isso tem a ver com o artigo da Bloomberg sobre Macs ARM em 2021? Você está dizendo agora que a Apple *lançará* um MacBook Pro ARM na WWDC? Anotado. Ou talvez não fosse isso que você quis dizer, mais uma vez.
@rfischmann: Sim, eu li o artigo. Anunciar uma transição de chip para toda a linha de Macs que só deve começar em prática no próximo ano é um pouco diferente de anunciar um novo MacBook Pro na WWDC. Mas, sei lá, talvez você ainda esteja certo! 😉 Espero que sim, estou empolgado por um novo MBP.

Bem… nada de MacBook Pro na WWDC20. Aliás, nada também de fones de ouvido circum-aurais e de “AirTags”, basicamente tudo o que ele havia dito que estava programado para o evento.

É…

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…