O melhor pedaço da Maçã.

Nintendo vai desacelerar investimento em jogos mobile, segundo reportagem

A ideia seria voltar as atenções para o Switch
Mario Kart

Depois de décadas batendo o pé firme e desenvolvendo jogos apenas para os seus próprios consoles, a Nintendo resolveu mudar de estratégia há alguns anos e começou a criar títulos para dispositivos móveis. A jogada deu muito certo: diversas criações da gigante, como Mario Kart Tour, Animal Crossing e Fire Emblem Heroes, angariaram milhões de downloads e montanhas de dinheiro dos usuários de iOS e Android.

Publicidade

Ainda assim, o aparente sucesso não parece ter enchido os olhos da Nintendo. De acordo com uma reportagem recente da Bloomberg1Matéria fechada para assinantes., a japonesa estaria “recuando” na sua iniciativa de jogos para plataformas móveis.

Mais especificamente, a empresa continuaria dando total atenção aos seus títulos já lançados num futuro próximo, mas sem intenções de lançar novos jogos para iOS ou Android. O próprio presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou no mês passado que a japonesa “não necessariamente estava planejando continuar lançando muitos novos aplicativos para o mercado móvel”.

A virada da Nintendo tem algumas razões. Para início de conversa, por mais que os títulos supracitados tenham visto bons downloads e receitas nas semanas posteriores aos seus lançamentos, eles não alcançaram o nível de sucesso esperado pela companhia — o mercado de jogos para dispositivos móveis, afinal de contas, está cada vez mais tumultuado, dominado pelos joguinhos casuais ou pelos de estilo Battle Royale.

Publicidade

O gráfico abaixo, baseado em dados da Sensor Tower, mostra o crescimento (ou decrescimento) ano a ano da receita de alguns dos principais jogos para iOS e Android:

Além disso, é preciso considerar que a estratégia mobile da Nintendo foi traçada durante o reino do Wii U, como uma tentativa de recuperar as receitas perdidas pelo fracassado console. Hoje, o cenário em Kyoto é muito diferente: o Switch é um sucesso absoluto, e jogos como Animal Crossing: New Horizons vendem como água.

Recuar no investimento em jogos móveis, portanto, permitiria que a Big N desse ainda mais atenção ao desenvolvimento de novas criações para o seu console próprio — essa é a opinião, pelo menos, do analista Serkan Toto, ouvido pela Bloomberg.

Publicidade

Faz sentido? 🤔

via GameSpot

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: a tela de início do iOS 14 (widgets e Biblioteca de Apps)

Próx. Post

Julianne Moore estrelará novo filme do Apple TV+; “The Banker” está disponível de graça

Posts Relacionados