Volta do som de boot no macOS Big Sur, Carregamento Otimizado em Apple Watch e AirPods… confira mais novidades da Apple!

De ontem para hoje, nós já publicamos dois compilados detalhando novidades dos futuros sistemas operacionais da Apple que não foram citadas na keynote de abertura da WWDC20.

Publicidade

Mas ainda tem mais, muito mais: conforme as primeiras versões beta dos sistemas vão sendo destrinchadas pelos desenvolvedores, é natural que mais um bocado de detalhezinhos vão surgindo gradualmente. Por isso mesmo, vamos agora para o nosso terceiro compilado!

iOS/iPadOS 14

Copiar e colar

falamos aqui sobre a novidade do iOS 14 em relação à área de transferência do sistema: agora, o usuário precisará conceder permissão (única, temporária ou permanente) para que apps de terceiros funcionem com o bom e velho copiar/colar. Mas não é só isso.

Como notado pelo nosso leitor Júlio César, o sistema agora exibirá uma pequena notificação no topo da tela sempre que um aplicativo “ler” conteúdo copiado de outro — ao copiar uma frase do WhatsApp e colá-la no Twitter, por exemplo, o iOS 14 exibirá a notificação acima. Desta forma, o usuário sempre saberá exatamente o que está sendo copiado, e por quem.

A desenvolvedora Myst mostrou o recurso funcionando em vídeo:

Parece que a Apple consertou o problema de privacidade com a área de transferência que nós apontamos há alguns meses. A Apple disse que a questão não era um problema, mas surpreendentemente a consertou no iOS 14 exatamente da forma que nós recomendamos no nosso artigo. Uma notificação é exibida sempre que um app ou widget lê sua área de transferência.

A polêmica envolvendo o recurso surgiu em março, como falamos nesse artigo.

AirPods com Carregamento Otimizado

O recurso de Carregamento Otimizado, surgido no iOS 13, usa técnicas de inteligência artificial para “estudar” a rotina do usuário e os momentos em que ele carrega seu iPhone, adaptando a recarga do aparelho de acordo com esses hábitos para retratar o envelhecimento da sua bateria — nós temos um vídeo completo explicando a funcionalidade.

O Carregamento Otimizado chegou posteriormente ao macOS Catalina, e no iOS 14 será disponibilizado também para os AirPods. Com isso, donos dos fones da Maçã (que têm a longevidade da bateria como um dos seus pontos mais polêmicos, aliás) poderão usufruir de um carregamento adaptado aos seus hábitos, potencialmente aumentando a vida útil dos dispositivos.

Novidades no Apple Music

Já citamos aqui que o serviço de músicas da Maçã ganhará uma nova tela de reprodução — no iPad, em específico, ela exibirá as letras das músicas em tamanho grande ao lado da arte do álbum. No iPhone, o visual das coisas também mudará:

A interface agora é tomada por um plano de fundo colorido, gerado a partir das cores da capa do álbum em reprodução. Ainda há uma barrinha no topo da tela, indicando que você pode deslizá-la para baixo para voltar à visualização de lista das suas músicas.

O Apple Music também traz novos recursos, como Autoplay (que reproduz músicas no mesmo estilo quando a sua playlist acaba) e uma ferramenta de busca melhorada, que mostra sugestões enquanto você digita e leva em conta gêneros, humor e atividade nos resultados. Além disso, está ainda mais fácil filtrar artistas, álbuns, listas e outros itens na sua biblioteca — basta deslizar para baixo em cada seção dela.

FaceTime

As chamadas de vídeo da Apple ficarão ainda mais cristalinas: agora, elas poderão ser realizadas em até 1080p em dispositivos compatíveis — anteriormente, o limite era de 720p.

macOS Big Sur

Retorno do som de inicialização

Essa é para os saudosistas: sim, o velho e bom “boooooom” está de volta!

O icônico som de inicialização do macOS, presente (em diferentes variações) há mais de 30 anos em dezenas de modelos de Macs, foi aposentado em 2015, no MacBook com tela Retina (e em todos os computadores subsequentes).

A justificativa da Apple era que, com o recurso de ligar ao abrir a tela, o som não fazia mais sentido; ainda assim, muita gente ficou triste com a mudança — até por razões práticas, já que o som indica que seu computador está funcionando perfeitamente e iniciou sem problemas. Tecnicamente, é possível restaurar o efeito nos sistemas atuais, mas num processo pouco amigável no Terminal.

Pois no macOS Big Sur, ele fará seu retorno triunfal — como mostrou Juli Clover, do MacRumors:

Obviamente, quem não quiser o som poderá desligá-lo facilmente nas Preferências do Sistema — ele virá ligado por padrão no Big Sur. De qualquer forma, é bom tê-lo de volta de forma oficial!

Fim do Utilitário de Rede

Enquanto alguns elementos voltam, outros dizem adeus — é o caso, aqui, do velho Utilitário de Rede (Network Utility), que ajuda — ou ajudava — usuários a resolver problemas de conexão, checar rotas de transferência de dados e mais.

Ao tentar abrir o aplicativo na primeira versão beta do macOS Big Sur, a janela informa que o software foi descontinuado; para resolver problemas com o Wi-Fi, o usuário é indicado a abrir o Diagnóstico da Rede Sem Fio. Para outras ações, como status da rede, ping, whois etc., é necessário ir ao Terminal e digitar o comando desejado.

Som de conexão à energia em MacBooks com MagSafe

Os MacBooks (tanto o Air quanto o Pro) mais recentes, equipados com Thunderbolt 3, emitem um som quando são conectados à tomada; modelos mais antigos, com conexão MagSafe, não — talvez porque os carregadores MagSafe têm um LED indicador, que prescinde a confirmação sonora.

No macOS Big Sur, entretanto, esses MacBooks mais antigos também reproduzirão o som indicativo quando forem conectados à energia:

Mal não faz, não é mesmo?

Dados de bateria

Ainda no mesmo assunto, as Preferências do Sistema do Big Sur substituirão a tela Economizador de Energia por um novo painel, chamado simplesmente “Bateria” — e ele trará alguns recursos bem interessantes.

Na aba “Histórico de Uso”, é possível ver detalhes da bateria do seu Mac, cobrindo as últimas 24 horas ou os últimos 10 dias. A tela mostra um gráfico com o nível de bateria ao longo das horas/dias, bem como os momentos em que você usou o computador com a tela ligada.

As abas “Bateria” e “Adaptador de Energia” trazem as opções já oferecidas hoje, como o tempo que o painel fica ligado em inatividade, o esmaecimento da tela quando o computador estiver desconectado ou a ativação do Power Nap.

Por fim, mais um retorno deveras bem-vindo: ao clicar no ícone de bateria na barra de menus, o macOS Big Sur volta a informar o tempo estimado de uso restante longe da tomada — a ferramenta tinha sido limada no macOS Sierra (em meio a toda aquela lambança das baterias inconsistentes).

Por outro lado, até o momento, não há uma forma de exibir a porcentagem de bateria restante diretamente na barra de menus — o número só é exibido clicando no ícone. Veremos se isso continuará assim nas próximas betas do Big Sur. [Atualização: como informado pelo leitor Breno nos comentários (obrigado!), a opção de exibir a porcentagem da bateria na barra de menus continua intacta — você precisa ativá-la manualmente, entretanto.]

watchOS 7

Saúde da Bateria e Carregamento Otimizado

O Apple Watch ganhará o mesmo recurso já existente em iPhones, que analisa o estado da bateria do dispositivo e indica sua “saúde” em porcentagens — 100% sendo uma bateria nova em folha e com capacidade total, claro. É possível checar esses dados no próprio relógio.

Ele ganhará, também, o recurso de Carregamento Otimizado — que analisa os hábitos do usuário para adaptar a recarga da bateria, prolongando sua vida útil.

Ler Mensagens com a Siri

Enquanto isso, o recurso de Ler Mensagens com a Siri — até hoje presente apenas em iPhones/iPads — chegará ao Apple Watch. Com o recurso, exclusivo para pessoas usando AirPods, a assistente lê todas as mensagens que chegam ao dispositivo; é possível responder às mensagens diretamente com a voz.

tvOS 14

Novo indicador de volume

Por fim, as Apple TVs compatíveis com o tvOS 14 ganharão um novo indicador de volume, mais discreto e bem semelhante ao que a Apple introduziu no iOS 13:

Bem melhor, não?

via MacRumors, Cult of Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…