iOS 14 avisará quando o Apple Watch estiver carregado; confira mais novidades dos sistemas!

Com grandes ou pequenas novidades, os novos sistemas operacionais apresentados pela Maçã no primeiro dia de WWDC20 estão recheados de mudanças que são desvendadas por aqueles que estão testando tudo incansavelmente.

Publicidade

Agora, vamos conferir outros novos recursos implantados no iOS/iPadOS 14, no macOS Big Sur, no watchOS 7 e no tvOS 14!

A lista é grande, então vamos direto a ela. 😊

iOS 14

Alerta de carregamento

O iOS 14 alerta usuários, por meio de notificações, quando acessórios ligados ao iPhone, como o Apple Watch, estiverem completamente carregados.

Publicidade
Alerta de Apple Watch carregado

Como podemos imaginar, essa novidade será bastante útil para o recurso de monitoramento de sono, uma vez que aqueles que usaram o Apple Watch durante a noite serão notificados assim que o relógio estiver carregador para que possa ser usado durante o dia.

Alerta de bateria fraca dos AirPods

O iOS 14 também exibe uma notificação sobre o carregamento dos AirPods. Nesse sentido, quando a bateria dos fones de ouvido sem fio estiver fraca, um alerta na tela mostra que está na hora de recarregá-los.

Novas automações e atalhos no Apple Watch

As automações pessoais do app Atalhos (Shorcuts) no iOS/iPadOS 14 recebeu ótimas melhorias, entre elas novos tipos de acionamento automático, ou seja, que não exigem a ação do usuário.

Publicidade
Novas automações pessoais no iOS 14

Entre as novas automações, há opções que podem ser acionadas com base no nível de bateria, hora do dia e a partir do Modo Avião e Modo de Pouca Energia. De acordo com o 9to5Mac, os usuários também terão acesso a novas sugestões de automações dentro do app.

Além disso, como informamos, o watchOS 7 também incorporou o app Atalhos. Para usar tudo no relógio, porém, o usuário deverá configurar manualmente, pelo iPhone, quais deles serão exibidos no Watch.

Configurando atalhos no Apple Watch

Por fim, usuários poderão organizar seus atalhos em pastas, simplificando a visualização.

Publicidade

App Fotos

A Apple implementou ao app Fotos (Photos) novas opções elegantes de pinça e zoom no iOS 14. O recurso de Memórias também foi aprimorado e é possível adicionar legendas às fotos, bem como organizá-las a partir de novas categorias.

Ademais, em vez de apenas dar aos aplicativos aleatórios acesso a toda a sua biblioteca de fotos, você poderá selecionar fotos específicas e bloquear o acesso à sua biblioteca por apps de terceiros.

Wi-Fi

O iOS 14 tem dois novos controles de privacidade de redes Wi-Fi locais. Enquanto uma delas exige que aplicativos peçam permissão para se conectar aos dispositivos em uma rede local, a outra inclui uma nova opção de “endereço particular” a qual impede que provedores rastreiem dispositivos conectados ao Wi-Fi.

App Lembretes

Os membros de uma lista compartilhada no app Lembretes (Reminders) do iOS 14 permite atribuir tarefas a outras pessoas, facilitando a divisão das tarefas.

Além disso, usuários poderão editar vários lembretes ao mesmo tempo, adicionar lembretes rapidamente e obter sugestões contextuais ao inseri-los.

App Câmera

Com o iOS 13.2, a Apple permitiu que os usuários do iPhone 11 e companhia alterassem a resolução do vídeo diretamente no aplicativo Câmera. Assim como o recurso QuickTake, isso era restrito à geração atual do gadget, mas agora a Apple a levará para mais dispositivos com o iOS 14.

Ajustes de resolução de vídeo no iOS 14

Nesse sentido, há um novo “Controle de formato de vídeo” nas configurações do app Câmera o qual permite alterar a resolução do vídeo diretamente da interface da câmera.

Serviços de Localização

Como esperado, o iOS 14 dá aos usuários mais controle sobre os dados que cada aplicativo pode acessar. Uma dessas opções se chama “Localização Precisa”, a qual pode impedir determinado app de saber sua localização exata.

Ajuste de localização precisa no iOS 14

Com isso, em vez de mostrar onde você está, o iOS 14 aponta para uma área mais abrangente, a fim de evitar o rastreamento direto. A opção poderá ser ativada/desativada individualmente para cada app.

App Notas

Os estilos de texto no app Notas (Notes) podem ser editados muito mais rapidamente no iOS 14 ao mantê-los pressionado. A pesquisa no app também está mais rápida, graças aos recursos de aprendizado de máquina.

Gravação de voz

O app Gravação (Voice Memos) ganhou, no iOS 14, um novo recurso que permite reduzir ruídos de gravações automaticamente; basta tocar no ícone de varinha e voilà.

Além disso, o app também passou a classificar automaticamente as gravações em categorias, como “favoritos” e “adicionadas recentemente”.

Histórico de acesso

No iOS 14, ao tocar e segurar sobre qualquer botão para retornar a uma tela anterior (no app Ajustes, por exemplo), um histórico com os acessos anteriores será exibido, algo semelhante ao que já acontece no Safari.

Histórico de acessos no iOS 14

Essa novidade foi compartilhada pelo designer Long Zheng no Twitter.

Notificação de reembolso

A Apple está introduzindo um novo sistema de notificação de compras internas em seus apps a qual permite que desenvolvedores saibam quando um cliente solicita ou recebe um reembolso por uma compra, aumentando a transparência entre consumidores, desenvolvedores e a própria Maçã.

Atualmente, os desenvolvedores não estão envolvidos no processo de reembolso, que é totalmente processado pela Apple. Portanto, quando um usuário solicita ou recebe um reembolso por uma compra em apps, os desenvolvedores não são notificados sobre isso — até por isso, muitas vezes, clientes obtêm o reembolso e mantêm a compra no aplicativo.

No iOS 14, quando um cliente recebe um reembolso por uma compra, desenvolvedores receberão uma notificação com informações detalhadas sobre a transação. A partir daí, poderão alertar o cliente sobre o reembolso e tomar as medidas apropriadas para remover o conteúdo.

O sistema já está ativo e mais detalhes podem ser encontrados nessa página da Apple.

macOS Big Sur

O macOS Big Sur trouxe de volta o som de inicialização para Macs mais recentes. Mas o sistema também implementou uma opção para desabilitar esse som — para quem se “assusta” ou simplesmente não curte mais ele.

Encontrei vasculhando o painel de preferências de sons do Big Sur. Sem mais alterações de NVRAM1!

tvOS 14

Embora não tenha ganhado (ainda) novos protetores de tela (screensavers), o tvOS 14 adicionou uma opção que certamente agradará os usuários.

Novos ajustes de protetores de tela do tvOS 14

A partir do tvOS 14, a Apple agora oferece mais opções de controle sobre eles, sendo possível escolher quais categorias de imagens serão exibidas; ou seja, se você não gosta das imagens subaquáticas, será possível desativar especificamente essa categoria para ver todas as outras imagens de natureza, cidade e satélite.

·   •   ·

Quais novidades mais lhes chamaram atenção? 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…