Recurso do iOS 14 faz o TikTok parar de bisbilhotar conteúdos copiados no iPhone

O TikTok, popular aplicativo de compartilhamento de vídeos, anunciou que vai parar de acessar a área de transferência do iPhone após um novo recurso do iOS 14 denunciar com mais ênfase a prática, de acordo com uma nova reportagem do The Telegraph1.

Publicidade

O iOS 14 conta com uma nova ferramenta que exibe uma notificação toda vez que um aplicativo acessa a área de transferência, a qual é usada para copiar textos/mídias de um lugar e colar em outro. De acordo com a Apple, o recurso (implementado na versão beta do sistema) foi desenvolvido para “fornecer aos usuários uma melhor compreensão de como os apps interagem com seus dados”.

Na realidade, essa ferramenta apenas escancarou que o TikTok acessava esses dados, uma vez que já sabíamos dessa prática desde março passado, quando uma investigação descobriu vários apps que estavam bisbilhotando os conteúdos copiados para a área de transferência do iOS.

Ok, então o TikTok pega o conteúdo da minha área de transferência a cada 1-3 tecla digitada. O iOS 14 denuncia isso com uma nova notificação de copiar/colar.

Publicidade

À época, os desenvolvedores da ByteDance (responsável pelo TikTok) disseram que acabariam com o recurso em algumas semanas, no entanto, foi apenas com o lançamento da primeira versão beta do iOS 14 que os usuários descobriram que isso ainda acontece; todavia, tudo indica que agora essa prática chegará ao fim, definitivamente:

Para o TikTok, esse recurso [do iOS 14] foi desencadeado por uma ferramenta projetada para identificar comportamentos repetitivos e com spam. Já enviamos uma versão atualizada do aplicativo à App Store removendo o recurso anti-spam para eliminar possíveis confusões. O TikTok está comprometido em proteger a privacidade dos usuários e em ser transparente sobre como o aplicativo funciona.

A empresa, porém, não disse se os dados da área de transferência foram armazenados ou movidos dos dispositivos dos usuários. Outros apps também foram questionados sobre a leitura de dados da área de transferência, como Starbucks, Overstock, AccuWeather, etc.

via AppleInsider

Publicidade
Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…