O melhor pedaço da Maçã.

Engenheira da Apple conta como o monitoramento de dança do watchOS 7 foi criado

Exercício de dança do Apple Watch

Como muitos já devem saber, o watchOS 7 conta novas modalidades de atividades físicas no app Exercício (Workout). Dentre elas, uma chamou mais atenção: dança.

Publicidade

Como podemos imaginar, “ensinar” o Apple Watch a dançar não parece ser uma tarefa fácil — e, de fato, não foi. Em uma entrevista ao HT Tech News, a engenheira de tecnologias fitness da Apple, Julz Arney, disse que criar o recurso foi uma “tarefa desafiadora” pois “exigia o desenvolvimento de novas maneiras de monitorar o corpo inteiro a partir do pulso”.

Enquanto a maioria dos exercícios geralmente tem um ritmo repetitivo, facilmente monitorado pelo Apple Watch a fim de estimar o esforço físico de uma atividade, o mesmo não pode ser dito da dança, como explicado por Arney:

Criar um algoritmo para dar crédito calórico preciso à dança foi um verdadeiro desafio por alguns motivos. Os movimentos na dança nem sempre são repetitivos ou previsíveis, como andar ou correr, então o que os sensores [do Apple Watch] podem detectar estritamente do pulso não é necessariamente tudo.

Para coletar o maior número de dados sobre os movimentos do corpo durante uma dança (que poderiam ser comparados a dados baseados no pulso), a Apple colocou dispositivos de contagem metabólica nas costas de um dançarino para monitorá-lo durante uma apresentação. Juntamente a um Apple Watch e a um monitor de batimentos cardíacos, um iPhone foi anexado ao quadril do dançarino para entender melhor a relação dos movimentos entre o quadril e o pulso.

Publicidade

Para criar o algoritmo, a Apple usou uma “fusão avançada de sensores” combinando dados do acelerômetro e do giroscópio para detectar diferenças entre danças com foco na parte superior do corpo, na parte inferior ou as que usam o corpo inteiro. A frequência cardíaca é usada apenas como uma confirmação da detecção dessas informações e, é claro, na contagem de calorias queimadas.

Com essa técnica, o Apple Watch é capaz de monitorar diversos estilos de danças, incluindo Bollywood, latina, hip hop e cardio dance. Mesmo assim, a Apple destaca que o recurso é mais eficaz numa situação de treino — não para dançar socialmente. Portanto, aqueles que usam a dança como uma maneira de manter a forma provavelmente serão os mais beneficiados pelo novo recurso.

Apple Watch Series 7

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: “iPhones 12” poderão ter baterias menores que as atuais [atualizado: errata]

Próx. Post

Equipe da Apple que adora criar caixas está de volta em novo comercial — agora trabalhando de casa!

Posts Relacionados