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E lá vamos nós de novo: Apple rejeita app de ioga por não ter cobrança automática após período de testes

Os desenvolvedores são contra a prática, mas a Maçã não permite que as coisas funcionem dessa forma
Aplicativo de yoga Down Dog

Gostaram de acompanhar a polêmica do aplicativo HEY nas últimas semanas? Pois aqui estamos com uma sequência nos mesmos moldes — desta vez, estrelando o app de ioga Down Dog.

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O aplicativo, presente na App Store há muitos anos, funciona como tantos outros na loja: sua versão gratuita conta com um conjunto limitado de recursos e, para desbloquear todas as funcionalidades, é necessário fazer uma assinatura (a partir de R$26 mensais). Usuários podem testar o serviço completo gratuitamente por uma semana.


Ícone do app Yoga | Down Dog
Yoga | Down Dog de Yoga Buddhi Co.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 7.3.4 (50.3 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Yoga | Down DogScreenshot do app Yoga | Down DogScreenshot do app Yoga | Down DogScreenshot do app Yoga | Down Dog

É aí que mora o problema: recentemente, os desenvolvedores tentaram enviar à App Store uma atualização do aplicativo que modificava o sistema de trials: nessa nova versão, os usuários poderiam testar o Down Dog e não seriam cobrados automaticamente após o período de testes. Por conta disso, entretanto, a Apple rejeitou a atualização.

Mais precisamente, a remoção ocorreu porque o aplicativo adicionou a opção do período de testes sem ativá-lo no App Store Connect — isso porque a plataforma da Apple obriga que os períodos de avaliação sejam renovados (e cobrados) automaticamente, a não ser que os consumidores cancelem esses testes antes de eles terminarem.

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Os desenvolvedores do Down Dog são contra essa prática — e lamentaram a decisão da Apple no Twitter.

Nossa! A Apple rejeitou nossa última atualização porque nós nos recusamos a cobrar automaticamente os usuários após o fim dos períodos de avaliação. Eles podem escolher roubar dos consumidores deles que se esquecem de cancelar, mas nós não faremos o mesmo com os nossos. ESSA É UMA LINHA QUE NÓS NÃO VAMOS ULTRAPASSAR.

A equipe do aplicativo falou mais sobre a decisão de não cobrar automaticamente dos usuários após o fim do período de testes, citando que a prática estimula mais consumidores a testar os serviços e é mais amigável na relação com o usuário.

Mais que isso, o sistema de reembolso da Apple (para usuários que esqueceram de cancelar seus períodos de teste) é falho, segundo os desenvolvedores:

Nós fizemos experimentos com períodos de testes renovados automaticamente no passado e eles levam a (1) menos usuários testando o produto, (2) um número enorme de pedidos de reembolso por usuários que se esquecem de cancelar e (3) uma completa descrença por parte desses usuários quando nós explicamos que a Apple não nos permite emitir esses reembolsos. […] É pior ainda porque (1) cancelar uma assinatura é notoriamente difícil nos Ajustes da Apple, (2) a Apple obriga que os usuários cancelem os períodos de testes ao menos 24 horas *antes* deles terminarem e (3) o site deles para solicitar reembolsos ocasionalmente dá erro após fazer o login!

Ou seja: para que não haja dúvidas, sim, a atualização do Down Dog desrespeitou as regras da App Store e por isso foi rejeitada. A discussão aqui é sobre a decência dessas regras — discussão essa que já vem de longe, desde que os primeiros desenvolvedores acusaram a Apple de comportamento predatório e de anticompetitivo.

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Até o momento, não há sinal de que a Apple vai voltar atrás na sua decisão ou de que os criadores do Down Dog voltarão a oferecer um período de testes com renovação automática. Fica, portanto, o impasse — e nós teremos que acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

O que vocês acham?

via Cult of Mac

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