O melhor pedaço da Maçã.

Quando o iOS 14 será lançado para o público? E os outros novos sistemas da Apple?

iOS 14

Taí uma pergunta que nos fazem basicamente todos os dias. A resposta? Não há um dia exato ainda definido pela Apple, mas basta analisarmos o histórico da empresa para termos uma noção bem grande da data de lançamento não apenas do iOS 14, como também do iPadOS 14, do macOS Big Sur, do watchOS 7 e do tvOS 14.

Publicidade

Antes, talvez, seja interessante você dar um pulo nesse nosso outro artigo que aborda quais aparelhos serão compatíveis com os novos sistemas operacionais da Apple. De forma bem resumida, iPhones e iPads atualmente compatíveis com o iOS 13 rodarão o 14; alguns Macs que hoje rodam o macOS Catalina ficarão de fora do Big Sur, assim como alguns modelos de Apple Watches que hoje são compatíveis com o watchOS 6 também não poderão instalar a sétima versão; por fim, as Apple TVs HD e 4K rodarão o tvOS 14 sem problemas.

O modus operandi da Apple

Funciona assim: a Apple sempre apresenta seus novos sistemas operacionais na keynote de abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece tradicionalmente acontece em junho. No mesmo dia da keynote, ela libera a primeira versão beta de todos eles (iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS) para desenvolvedores.

Após algumas versões beta para desenvolvedores (duas, três… depende da Apple), a empresa disponibiliza então as versões de testes dos sistemas operacionais para o grande público, de forma gratuita, no Apple Beta Software Program. A partir daí, versões beta dos SOs são liberadas quase que de forma simultânea tanto para desenvolvedores quanto para participantes do Apple Beta Software Program, até o começo de setembro.

A quantidade de versões beta disponibilizadas até a versão GM (Golden Master, ou seja, aquela que será a final caso nenhum erro grave seja encontrado) varia de sistema para sistema. Falando do iOS, por exemplo, eis um resumo das últimas cinco versões:

Publicidade
  • iOS 9 = 5 versões beta antes da liberação da GM
  • iOS 10 = 8 versões beta antes da liberação da GM
  • iOS 11 = 10 versões beta antes da liberação da GM
  • iOS 12 = 12 versões beta antes da liberação da GM
  • iOS 13 = 8 versões beta antes da liberação da GM

Como disse, não necessariamente os outros sistemas operacionais acompanham o número de liberações do iOS; pode ser, por exemplo, que tenhamos dez versões de testes do iOS, nove do iPadOS, sete do macOS, oito do watchOS e seis do tvOS. Não há uma regra nesse sentido.

Depois de muitos testes…

Passada essa fase de testes, a Apple então lança as versões Golden Master dos sistemas. Normalmente, essas liberações — pelo menos as do iOS e do iPadOS — acontecem no começo de setembro, antecedendo o evento especial que a empresa realiza para apresentar os novos iPhones e Apple Watches.

Publicidade

Neste ano, por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), pode ser que a companhia atrase um pouco o lançamento dos aparelhos; caso isso aconteça, o cronograma como um todo poderá ser empurrado mais para o fim do ano — é exatamente por isso que a Apple não dá nenhuma data de lançamento por agora, afirmando apenas que os novos sistemas serão lançados no outono do hemisfério norte (entre o fim de setembro e o fim de dezembro).

Em 2019, a Apple desmembrou seus sistemas operacionais móveis (antes, iOS; agora, iOS e iPadOS). Coincidentemente (ou não), os lançamentos não aconteceram de forma simultânea — o iPadOS foi lançado um mês depois do iOS 13, já na versão 13.1. Mas isso não quer dizer que a Apple fará lançamentos divididos dos sistemas neste ano — a tendência é que quatro deles (iOS, iPadOS, watchOS e tvOS) sejam liberados poucos dias antes de os “iPhones 12” e os “Apple Watches Series 6” chegarem ao mercado.

Uma coisa é praticamente certa: o lançamento do macOS Big Sur tem tudo para acontecer semanas depois; enquanto todos os sistemas tradicionalmente chegam em meados de setembro, a versão final do macOS tende a ser liberada pela Apple no começo de outubro, espaçando um pouco as coisas até para poupar seus servidores, uma vez que há uma correria mundial para baixar e instalar todos esses sistemas.

Conclusão

Ou seja: o iOS 14, o iPadOS 14, o watchOS 7 e o tvOS 14 têm tudo para serem oficialmente lançados em meados de setembro (quem sabe entre os dias 14 e 18) para o grande público; já o macOS Big Sur deverá chegar no começo de outubro (entre os dias 5 e 9).

Isso, é claro, levando em consideração que a Apple não enfrente nenhum percalço nos testes dos novos sistemas e que a pandemia da COVID-19 não atrapalhe ainda mais os seus planos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook testemunhará este mês em inquérito antitruste do congresso dos EUA

Próx. Post

App brasileiro (e gratuito!) decifra os símbolos nas etiquetas de suas roupas com a câmera do iPhone

Posts Relacionados