App Store lucrou quase o dobro que o Google Play durante o 1º semestre de 2020

Os gastos com apps cresceram significativamente durante o primeiro semestre de 2020, em parte devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), de acordo com novos dados da Sensor Tower. Segundo a empresa, consumidores gastaram US$50,1 bilhões em todo o mundo na App Store e no Google Play — cerca de 23,4% a mais em relação ao mesmo período de 2019.

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Esse aumento já era esperado, considerando que outra pesquisa divulgada pela firma em maio passado revelou um aumento no consumo de dados para downloads de apps nos três primeiros meses do ano — que também abarcou o período de isolamento social imposto pela pandemia em diversos países.

De acordo com os dados mais recentes, a App Store foi responsável por 18,3 bilhões dos mais de 71,5 bilhões de downloads de apps realizados no primeiro semestre; enquanto isso, o Google Play foi responsável pela maioria absoluta dos downloads, cerca de 53,2 bilhões.

Antagonicamente, a loja da Maçã gerou uma receita de US$32,8 bilhões no período analisado — um aumento de 24,7% em relação ao ano passado e quase o dobro do lucro registrado no Google Play, que foi de US$17,3 bilhões.

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Receita das lojas de apps no 1º semestre de 2020

Apps

O app que mais lucrou nesse período foi o Tinder, gerando uma receita de US$433 milhões em ambas as lojas de apps. Isso representa uma queda de 19% em relação aos lucros do primeiro semestre de 2019, mas, se analisarmos com cautela, percebemos que a queda poderia ter sido ainda maior considerando as restrições de locomoção e o fechamento de diversos locais para encontros.

Lista de apps mais lucrativos/baixados

Quanto ao número de downloads, não surpreendentemente o TikTok assumiu a liderança como o app mais baixado nos seis primeiros meses de 2020, chegando a 626 milhões de instalações. Contudo, as expectativas são de que esse número caia no segundo semestre, levando em conta o banimento do app na Índia.

Gastos com jogos no 1º semestre de 2020

Jogos

Por fim, os jogos também geraram bastante lucro nos seis primeiros meses deste ano, com a receita atingindo US$36,6 bilhões nesse período — um aumento de 21,2% ao ano. Mais precisamente, os gastos na App Store cresceram 22,7% (US$22,2 bilhões), enquanto que no Google Play esse crescimento foi um pouco menor, de 19% (US$14,4 bilhões).

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Jogos com maior receita no 1º semestre de 2020

O game PUBG Mobile, da chinesa Tencent, derrotou o título Honor of Kings, também da Tencent, como o jogo de maior bilheteria no primeiro semestre de 2020, faturando incríveis US$1,3 bilhão em todo o mundo na App Store e no Google Play — isso sem incluir o lucro obtido com mercados de terceiros para dispositivos Android na China. Vale notar que o título Honor of Kings foi lançado, fora da China, como Arena of Valor.

Embora as lojas de apps tenham registrado um primeiro semestre excepcional, as expectativas continuam altas para os próximos meses, quando geralmente os downloads e o lucro com apps/jogos crescem exponencialmente.

via TechCrunch

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