Novo codec permitirá que iPhones gravem vídeos até 50% mais leves com a mesma qualidade Ainda precisaremos aguardar alguns anos até que ele se torne o padrão da indústria, entretanto

Nem parece, mas lá se vão sete anos desde que o Instituto Fraunhofer de Telecomunicações apresentou ao mundo o codec de vídeos H.265, mais conhecido como HEVC. O formato ganhou o mundo, entretanto, apenas alguns anos depois — a Apple, por exemplo, transformou-o no padrão dos seus sistemas apenas em 2017, no iOS 11 e no macOS High Sierra.

Publicidade

Pois agora, já temos o próximo passo. Aos poucos, o HEVC sairá de cena para dar lugar a um novo padrão: o H.266, mais conhecido como VVC (Versatile Video Coding)oficializado hoje pelo Instituto Fraunhofer.

Como o próprio nome já diz, o foco do novo padrão é a versatilidade, seja para permitir transmissões de vídeos em melhor qualidade, ocupar menos espaço nos seus dispositivos e incentivar a adoção das resoluções 4K e até mesmo 8K.

Isso será feito, principalmente, com uma redução drástica no tamanho dos vídeos: de acordo com a documentação do VVC, um clipe 4K de 90 minutos no novo codec requer cerca de 5GB para ser transmitido. O mesmo clipe no atual padrão HEVC requer cerca de 10GB — temos, portanto, uma redução de 50% no tamanho médio dos vídeos no novo padrão.

Publicidade

Com isso, usuários poderão capturar mais vídeos ocupando menos espaço de armazenamento e fazer transmissões em aplicativos de videochamadas sem se preocupar (tanto) com a franquia de dados; profissionais poderão enviar e receber clipes pesados com mais facilidade e rapidez.

Resta saber, agora, quem adotará o formato primeiro. A Apple foi uma das primeiras empresas a abraçar o HEVC em todos os seus dispositivos — mas levaram-se cerca de quatro anos entre a apresentação do codec e a transição da Maçã. Portanto, certamente ainda teremos de aguardar alguns anos até que o VVC torne-se de fato um padrão da indústria.

De qualquer forma, os prospectos são bons, não é mesmo?

Publicidade

via AppleInsider

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…