Facebook Messenger ganha primeiros sinais de integração com o WhatsApp

Já há algum (bom) tempo circula a possibilidade de os serviços de comunicação do Facebook (WhatsApp, Messenger e Instagram) serem ainda mais integrados. Algumas ferramentas já foram lançadas nesse sentido, como a opção de criar salas de conversa no Messenger (Messenger Rooms) pelo WhatsApp e pelo Instagram; agora, o engenheiro Alessandro Paluzzi descobriu mais evidências disso, como divulgado pelo WABetaInfo.

Publicidade

Aparentemente, o Facebook está criando um novo banco de dados para gerenciar mensagens entre o Messenger e o WhatsApp, permitindo que dois usuários (ou mais) se comuniquem diretamente mesmo usando plataformas diferentes.

Integração do Messenger com o WhatsApp

Segundo o WABetaInfo, o Messenger poderá entender ajustes e configurações do WhatsApp automaticamente, como se um determinado contato está bloqueado, sons de notificação, detalhes de conversas (como se a mensagem está arquivada), entre outros.

Ainda de acordo com eles, o conteúdo da mensagem não seria compartilhado com os servidores do Facebook. Assim, o Messenger precisaria incorporar um novo protocolo para estabelecer a conexão com o WhatsApp, que usa criptografia de ponta a ponta.

Publicidade

Muitos detalhes, porém, ainda não foram revelados, como a possibilidade de desativar o recurso — ou seja, de impedir que alguém lhe encontre no WhatsApp pelo Messenger ou vice-versa.

Além do WhatsApp, o Instagram também poderá se integrar ao Messenger, como observado mais uma vez por Paluzzi.

O #Instagram está trabalhando para integrar o #Messenger ao seu app 👀
O #Instagram continua trabalhando na integração com o #Facebook #Messenger 👀

Porém, de acordo com o WABetaInfo, essa “não é realmente uma integração do serviço do Facebook com o Instagram”. Ademais, vale notar que tudo isso são ferramentas em desenvolvimento, podendo o Facebook mudar o rumo das coisas a qualquer instante.

Novas figurinhas animadas

Na semana passada, o WhatsApp lançou diversas novidades para todos os usuários, incluindo figurinhas (stickers) animadas. Agora, a empresa está testando ainda mais pacotes com novas opções, como também divulgado pelo WABetaInfo.

Mais precisamente, o mensageiro disponibilizou quatro novos pacotes de figurinhas animadas para os usuários da versão beta do iOS (2.20.70.26) e do Android (2.20.194.17).

Pacotes figurinhas animadas WhatsApp

O WhatsApp confirmou que algumas dessas novas opções serão lançadas gradualmente nas próximas semanas. Além disso, em breve também será possível importar pacotes de adesivos animados de terceiros, segundo as informações.


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.20.81 (132.4 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Ícone do app Messenger

Messenger

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 276.0 (86.9 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 154.0 (148.9 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…