E cá estamos nós de novo com as atualizações recentes mais importantes da App Store! Vamos a elas?

Publicidade

Gmail


Ícone do app Gmail: Email do Google

Gmail: Email do Google

de Google LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.0.200712 (315.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior

O ubíquo cliente de email do Google está atrasado em alguns anos, mas antes tarde do que nunca: sua versão para iPadOS finalmente ganhou suporte ao modo Split View do sistema.

Quando estiver usando um iPad, agora é possível ser multitarefa com o Gmail e outros aplicativos do iOS. Você pode usar o Gmail e o Google Calendar ao mesmo tempo com a Split View para checar sua agenda antes de responder um email confirmando o horário de uma reunião.

Obviamente, o exemplo dado acima não é o único cenário de utilidade em que você pode usufruir da novidade: é possível arrastar imagens diretamente do Fotos, checar uma informação no Safari, navegar no Arquivos ou controlar sua playlist no Apple Music enquanto responde seus emails.

Facebook Messenger


Ícone do app Messenger

Messenger

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 276.0 (86.9 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

A novidade não está no changelog do aplicativo, mas foi avistada por alguns membros da equipe do MacMagazine e pelo leitor Pedro Dias Mota: em algum momento recente, o Facebook Messenger passou a trazer suporte ao compartilhamento rápido do iOS.

Publicidade

Com isso, ao compartilhar qualquer elemento no sistema, o menu de compartilhamento exibirá contatos frequentes do Messenger para envio imediato. Para quem se lembra, o WhatsApp ganhou suporte ao recurso há alguns meses, mas isso foi retirado pouco tempo depois e até hoje não voltou.

Instagram


Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 153.0 (147.9 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Enquanto isso, a rede social de fotos e vídeos adicionou mais um recurso para que usuários possam administrar melhor a seção de comentários das suas postagens: a possibilidade de fixar comentários no topo da lista.

Hoje, estamos liberando os comentários fixados para todos os usuários. Isso significa que você pode fixar alguns comentários no topo da sua postagem e administrar melhor a conversa.

Para fixar um comentário, basta arrastá-lo para o lado e tocar no ícone da tachinha. O recurso já está sendo disponibilizado globalmente; se você ainda não está tendo acesso a ele por aí, aguarde mais algumas horas/dias e tente novamente.

Publicidade

Ainda dentro do assunto Instagram, vale notar também esse artigo do TechCrunch: a rede está testando uma mudança que, caso concretizada, substituirá a aba Atividade por uma nova aba de compras.

Nova aba de compras no Instagram

Nessa nova tela, os usuários poderão checar ofertas e produtos anunciados pelas marcas do Instagram, com a opção de filtrar os itens por categorias; alguns dos produtos podem ser adquiridos na própria plataforma, enquanto outros exigem que o usuário vá ao site do comerciante para completar a transação.

A aba Atividade não morreria, entretanto: ela ainda poderia ser acessada por um ícone no canto superior do seu feed ou no seu perfil. A mudança está sendo testada com um grupo de usuários nos EUA; ela poderá ou não ser adotada globalmente pelo Instagram, dependendo dos resultados. O que você acha?

Publicidade

CleanShot

Por fim, uma novidade que não está na App Store, mas merece ser citada: o aplicativo CleanShot, utilitário de screenshots muito legal (e que já foi destacado aqui por nós recentemente), chegou à versão 3.3 com vários novos recursos. Agora é possível, por exemplo, capturar áudio do sistema ao fazer uma gravação da tela, além de destacar cliques do mouse/trackpad e as teclas pressionadas no teclado.

CleanShot X para Mac

O aplicativo conta também com uma nova interface de gravação, capaz de remover o áudio após gravar um vídeo, e pode fazer o upload desses clipes automaticamente para a CleanShot Cloud.

O app pode ser adquirido no seu site oficial por US$30 (na licença para um Mac).

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…