O melhor pedaço da Maçã.

Como testar as versões beta públicas do iOS 14 e do iPadOS 14 no seu iPhone, iPad ou iPod touch

O processo é simples, mas você precisa estar ciente das desvantagens
iOS 14

A Apple liberou hoje as primeiras versões beta pública dos seus novos sistemas operacionais — iOS 14, iPadOS 14, macOS Big Sur, watchOS 7 e tvOS 14. Usuários que já fazem parte do Apple Beta Software Program certamente sabem como proceder para instalar os sistemas nos seus dispositivos (secundários, de preferência); por outro lado, se você está entrando agora no vasto mundo dos sistemas beta, talvez não saiba por onde começar.

Publicidade

Pois nada tema: a seguir, explicaremos tintim por tintim como instalar a versões beta públicas do iOS/iPadOS 14 no seu iPhone, iPad ou iPod touch. Antes disso, mais uma vez, fica o aviso: pense bem antes de fazer esse processo no aparelho que você usa no seu dia a dia para trabalhar e se comunicar — estamos falando, afinal de contas, de um sistema ainda em desenvolvimento, que pode apresentar erros e problemas de compatibilidade com apps e funcionalidades do dispositivo.

A tendência é que a bateria do aparelho também seja drenada com mais velocidade — até porque, como em qualquer sistema beta, a Apple monitora diversos aspectos do funcionamento do software para captar possíveis erros e informações e ajudar no desenvolvimento da sua versão final. O ideal, portanto, é que você faça esses testes num aparelho secundário, que não vá atrapalhar muito a sua vida caso apresente comportamentos esquisitos ou instáveis.

Ciente dos riscos e quer continuar? Então vamos em frente.

Como se preparar para testar o iOS/iPadOS 14

Primeiramente, cheque se o seu iPhone, iPad ou iPod touch é compatível com o iOS/iPadOS 14 — nós temos um artigo completo com a lista dos aparelhos que suportam o novo sistema.

Publicidade

Em seguida, você precisa se cadastrar no Apple Beta Software Program — para facilitar o processo, certifique-se de que o cadastro será feito com o mesmo ID Apple que está atrelado ao dispositivo no qual você instalará o sistema beta.

Em seguida, é uma boa ideia fazer um backup do seu dispositivo, para precaver-se em casos de perda de dados (se o aparelho em questão não tem nenhum arquivo ou aplicativo salvo que você queira manter, pode ignorar este parágrafo). A melhor forma de fazer isso é pelo iTunes, no macOS Mojave ou anterior, ou pelo Finder, no macOS Catalina e posteriores — o processo é o mesmo, e pode ser conferido em detalhes nesse artigo.

Arquivando backup do iOS no macOS Catalina

Para que o backup do dispositivo rodando o iOS 14 não sobrescreva esse que você acabou de fazer, selecione seu dispositivo na barra lateral do Finder (ou no iTunes), clique em “Gerenciar Backups” e depois, em cima do backup que você acabou de fazer, clique com o botão direito em cima dele e escolha a opção “Arquivar”.

Publicidade

Com tudo pronto para instalar o novo sistema, o caminho é bem simples: primeiro, visite essa página no seu iPhone, iPad ou iPod touch e baixe o perfil de configuração. Depois vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software — a opção de instalar a versão beta pública do iOS/iPadOS 14 deverá aparecer por lá.

Inicie o processo de instalação, seguindo os passos na tela e… pronto! Ao fim do processo, seu aparelho já estará rodando o iOS/iPadOS 14 e você poderá explorar todas as novidades dos sistemas, bem como colaborar com a Apple na correção de bugs.

Vale lembrar que, com o perfil de atualizações beta instalado, você receberá todas as versões de testes subsequentes do sistema, até a liberação da versão final. Divirta-se! 😃

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Suíte iWork é atualizada com novidades, incluindo edição de ebooks no Pages [atualizado]

Próx. Post

Como testar a versão beta pública do macOS Big Sur

Posts Relacionados