Apple recomenda: não feche seu MacBook (Air ou Pro) com uma proteção na câmera O prejuízo poderá ser grande…

Neste mundo onde privacidade é item de luxo e está cada vez mais difícil manter a nossa intacta, muita gente acaba recorrendo a soluções físicas para impedir que a sua vida seja invadida por meios digitais.

Publicidade

Falo, por exemplo, da possibilidade de tapar a câmera de Macs com algum tipo de cobertura para evitar que alguém lhe espie sem o seu consentimento — algo que chegou a viralizar após uma imagem mostrar Mark Zuckerberg usando uma fita adesiva para cobrir a câmera do Mac dele.

O que não faltam por aí são soluções — até mesmo elegantes — para você cobrir a câmera, mas a Apple tem um recado para você: não feche seu MacBook (Air ou Pro) com uma proteção assim.

Em um documento de suporte, a empresa afirma que “se você fechar o notebook Mac com uma cobertura na câmera, a tela poderá ser danificada”. A Maçã argumenta que a folga entre a tela e o teclado é desenvolvida com “tolerâncias restritas”, e que cobrir a câmera integrada também pode interferir no sensor de luz ambiente e impedir o funcionamento de recursos como o brilho automático e o True Tone.

Publicidade

Em vez de cobrir a câmera, a Apple sugere duas coisas aos usuários: observar a luz indicadora verde da câmera e escolher quais apps podem ter acesso à câmera.

Luz indicadora da câmera do MacBook Air

A câmera FaceTime HD integrada ao Mac foi desenvolvida levando-se em conta sua privacidade e usa uma luz indicadora que fica verde quando ela está ativa. Assim, você sempre sabe quando ela está ligada.

A câmera não é ativada sem que a luz indicadora também acenda. É assim que você identifica se sua câmera está ativada.

Você pode ainda controlar quais apps têm acesso à câmera — desde o macOS Mojave, o sistema pede sempre permissão na primeira vez que você abrir um app que requeira o uso da câmera. Ainda assim, se você quiser verificar, revogar ou conceder quais apps têm permissão para usar sua câmera, vá em Preferências do Sistema » Segurança e Privacidade » Privacidade » Câmera e faça as mudanças desejadas.

Área do macOS listando os apps que utilizam a câmera

Agora, se mesmo assim você ainda quer colocar uma proteção física em cima da câmera (caso o seu trabalho exija, por exemplo), a Apple pede para você se atentar a três coisas:

  • A cobertura não deve ser mais grossa que um papel comum de impressora (0,1mm).
  • Se você usar uma cobertura da câmera mais grossa que 0,1mm, remova-a antes de fechar o computador.
  • Evite usar uma cobertura da câmera que deixe resíduos adesivos.

E é bom você seguir mesmo essas recomendações, pois o artigo não foi colocado no ar à toa. No Reddit, por exemplo, o usuário koolbe disse que cobriu a câmera do seu MacBook Pro de 16″ com um protetor bem fino — algo que ele fez, vale notar, em Macs anteriores sem nenhum problema.

Tela quebrada do MacBook Pro de 16"

Resumo da ópera: a tela acabou quebrando, o reparo custou cerca de 2 mil dólares canadenses — e ainda demorou bastante pois, na época, o MBP de 16″ era uma máquina relativamente nova e as peças para reparo ainda não estavam disponíveis no estoque.

Enfim, todo cuidado é pouco!

via MacRumors

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…