O melhor pedaço da Maçã.

Ferramenta de jailbreak é removida do GitHub após equipe unc0ver apontar violação de direitos autorais

Coolstar, desenvolvedor da ferramenta, negou as acusações

Para quem vê de longe, por vezes é fácil imaginar o mundo dos hackers como uma utopia nos moldes de “Imagine” onde todos são amigos e compartilham conhecimento de forma livre. A vida real, claro, é muito diferente — como mostra a mais nova briga entre dois grupos que desenvolvem ferramentas de jailbreak para o iOS.

Publicidade

De acordo com o Torrent Freak, os desenvolvedores da ferramenta unc0ver registraram recentemente uma notificação de violação de direitos autorais contra Coolstar, desenvolvedor da Chimera13 (outra ferramenta de jailbreak para o iOS 13). Mais especificamente, os desenvolvedores do unc0ver afirmam que Coolstar pirateou seu código para construir a ferramenta, que é baseada na linguagem de programação Swift.

Após a notificação, o GitHub começou a remover vários repositórios contendo a Chimera13, inclusive o seu canal oficial, além de vários forks baseados na ferramenta. Coolstar, entretanto, agiu rápido e emitiu uma contra-notificação afirmando que o código da sua ferramenta é “original e baseado principalmente em técnicas públicas”; o único código em todo o projeto criado por outra pessoa é aberto e livre para uso.

Coolstar pediu ao GitHub que restaure o repositório oficial da Chimera13 e seus forks, mas o site não agiu até o momento. Seguindo as regras da DMCA (a lei de direitos autorais dos Estados Unidos), a Chimera13 poderá ser restaurada dentro de duas semanas — a não ser que a equipe unc0ver leve o caso aos tribunais.

Publicidade

Taí uma briga que vai ser interessante de acompanhar.

via iPhone Hacks

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tim Cook foi o segundo CEO mais bem pago dos EUA em 2019

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 5 a 12 de julho

Posts Relacionados