O melhor pedaço da Maçã.

Apple lança ferramenta para desenvolvedores compilarem jogos em Metal no Windows

Não é a salvação definitiva, mas um quebra-galho interessante
MacExpertGuide
Windows 10 no MacBook Pro

Com a transição dos Macs para o Apple Silicon, a questão de jogos no macOS torna-se ainda mais incerta: há muito tempo, o Mac já come poeira dos PCs quando a questão é biblioteca e disponibilidade de títulos; com os futuros chips da própria Maçã, não é difícil imaginar uma debandada ainda maior das desenvolvedoras. Bom… ao menos a Apple está se mexendo.

Publicidade

No fim de semana, a gigante liberou a ferramenta Metal Developer Tools para Windows, permitindo que desenvolvedores compilem jogos desenvolvidos em PCs com a Metal Shading Language (MSL).

Em outras palavras, estúdios e desenvolvedores baseados no Windows poderão reduzir o trabalho de portar seus jogos para o macOS: com a ferramenta, é possível compilar shaders (as funções utilizadas para construir os elementos visuais do jogo) para a API Metal, da Apple, diretamente no Windows.

Desta forma, uma etapa no processo de levar um determinado jogo ao Mac é eliminada. Colateralmente, isso facilita também que o título seja levado às demais plataformas da Apple, como o iOS/iPadOS e o tvOS. O YouTuber Max Tech compartilhou um vídeo interessante sobre o assunto:

YouTube video

Naturalmente, nada disso significa que desenvolvedores poderão levar seus jogos para o macOS em um clique — como explicado acima, a novidade elimina apenas um passo no processo de adaptação. Ainda assim, a movimentação mostra que a Apple está interessada em manter os desenvolvedores munidos de ferramentas, seja lá em qual plataforma eles trabalhem.

Publicidade

Isso é bom, não é mesmo?

dica do Thomas Schleyer

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ ganhará adaptação de “Snow Blind” com Jake Gyllenhaal; novo vídeo de “Greyhound” e mais

Próx. Post

Apple pagou US$950 milhões à Samsung por não atingir meta de pedidos de telas OLED

Posts Relacionados