O melhor pedaço da Maçã.

Antevendo 5G, Apple e Nokia desenvolvem novas tecnologias de rede para data centers

Convocando o aprendizado de máquina para evitar falhas
Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA

É uma questão de tempo: em alguns anos, o 5G estará difundido entre dispositivos móveis do mundo inteiro e, com as velocidades de conexão impressionantes da tecnologia, data centers sofrerão com o tráfego dramaticamente ampliado dos aparelhos. Felizmente, algumas empresas já estão se preparando para esse novo paradigma.

Publicidade

De acordo com a Reuters, a Nokia anunciou, em parceria com a Apple, o lançamento de uma série de ferramentas de rede destinadas a data centers do mundo inteiro. O propósito das ferramentas é ajudar as empresas a administrar o crescimento no tráfego proveniente do 5G, evitando problemas — ou mesmo um colapso total — nas comunicações dos servidores.

As novas tecnologias são baseadas em aprendizado de máquina e, basicamente falando, permitem que as empresas façam um escalonamento mais inteligente dos dados. Os “data centers inteligentes” poderão detectar picos de demanda, pontos de tensão nos servidores e outros elementos para ajustar o funcionamento das instalações e direcionar recursos para os locais que estão sendo mais exigidos, diminuindo a ocorrência de falhas e quedas.

A Nokia desenvolveu as tecnologias em parceria com a Apple justamente porque a gigante de Cupertino será sua primeira cliente: as ferramentas serão aplicadas no novo data center da Maçã em Viborg, Dinamarca — que, após alguns percalços no ano passado, parece ter sobrevivido às intempéries e deverá ser inaugurado em algum momento dos próximos anos.

Publicidade

Outras gigantes, como a Amazon, o Facebook, o Google e a Microsoft, também deverão adotar as tecnologias desenvolvidas pela Nokia. Boa precaução, não é mesmo?

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após pressão da Apple, Foxconn investirá US$1 bilhão em novas instalações na Índia

Próx. Post

Ex-Apple diz que implantação de chips ARM em Macs inspirará fabricantes de PCs

Posts Relacionados