O melhor pedaço da Maçã.
Foto de James Yarema no Unsplash
App Store

Apple reforça lobby para lutar contra leis “anti-App Store”

Os próximos meses serão cruciais nas batalhas da Maçã

Quem acompanhou as manchetes tecnológicas nos últimos meses provavelmente sabe que a Apple — e a App Store, mais especificamente — está na mira em uma série de projetos de lei antimonopólio apresentados por congressistas nos Estados Unidos.

Publicidade

O estado da Dakota do Norte já recusou a proposta, mas o projeto avançou no Arizona e ainda está em votação em Minnesota; Maryland e Virginia também estão redigindo propostas semelhantes.

Agora, de acordo com o Wall Street Journal, a empresa está se preparando para lutar: segundo uma reportagem recente, ela reforçou suas contratações de lobbying nos estados onde projetos de lei “anti-App Store” estão em trâmite. O Google também estaria empenhado em contratar lobistas para reverter as propostas, segundo a matéria.

Sem surpresas, as duas gigantes tecnológicas já têm posto representantes nas câmaras públicas dos estados em questão para defender seus interesses. Segundo a congressista do Arizona Regina Cobb, que apresentou o projeto de lei no estado, a Apple e o Google têm feito um forte lobby contra a proposta, que deverá ser votada definitivamente já no próximo mês.

Publicidade

Consultada pelo WSJ, a Apple limitou-se a dar a mesma declaração que tem dado em todas as matérias recentes sobre o caso:

Nós criamos a App Store como um lugar seguro e confiável para que usuários baixem os apps que amam e uma oportunidade de negócios para desenvolvedores. Essas legislações ameaçam quebrar justamente esse modelo bem-sucedido e prejudicar as fortes proteções que nós criamos para os nossos consumidores.

Obviamente, o que a Apple não diz é ainda mais importante — especificamente, quais serão as medidas da empresa caso algum dos projetos de lei em questão seja efetivado. Será interessante, portanto, acompanhar essa história de perto nos próximos meses.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 14.5, iPadOS 14.5, macOS Big Sur 11.3, watchOS 7.4 e tvOS 14.5 chegam às quartas versões beta

Próx. Post

Setor tecnológico acredita que Apple, Google e cia. têm poder demais

Posts Relacionados