Depois de transformar o Windows 95 em um app, o desenvolvedor Felix Rieseberg, do Slack, decidiu converter o Mac OS 8 (lançado originalmente em julho de 1997) em um único aplicativo Electron para macOS, Windows e Linux.

Publicidade

O app foi totalmente escrito em JavaScript e usa uma máquina virtual para emular um Macintosh Quadra 900, o qual rodava a versão 8.1 do Mac OS, de janeiro de 1998.

Rieseberg conseguiu, ainda, obter jogos clássicos como Duke Nukem 3D, Civilization II, Dungeons & Dragons, Oregon Trail, Alley 19 Bowling e Damage Incorporated graças a um CD de demonstração antigo da revista Macworld, de 1997. Além disso, há vários softwares/utilitários pré-instalados, incluindo Photoshop 3, Premiere 4, Illustrator 5.5 e StuffIt Expander.

Mac OS 8

Embora o Internet Explorer e o Netscape também venham pré-instalados, suas versões são tão antigas que “você não seria capaz de abrir nem o Google”, segundo Rieseberg. De qualquer forma, é impressionante que uma versão dos anos 1990 do Mac OS tenha sido portada para execução em JavaScript.

Publicidade

Originalmente lançado em 1997, o Mac OS 8 representou uma revisão significativa do software clássico do Mac OS e integrou muitas das tecnologias desenvolvidas para o Copland OS — o qual nunca foi lançado comercialmente e é considerada uma das maiores falhas de projetos de TI da história, devido a diversos problemas.

Se você estiver interessado em experimentar o app, todas as versões independentes têm menos de 250MB e podem ser baixadas no GitHub.

Essa é uma ótima oportunidade para relembrar os velhos tempos ou, em casos como o meu, conhecer como os sistemas operacionais funcionavam naquela época! Demais. 😃

Publicidade

dica do Luciano Hagge

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…