O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft lança Silverlight 3 um pouco antes do esperado

Microsoft SilverlightVazou no começo desta noite, um pouco antes do planejado, a versão final pública do Silverlight 3, mais nova geração da plataforma da Microsoft que visa a bater de frente com o Adobe Flash. O plugin de animações e vídeos para a web agora usa aceleração gráfica de hardware (GPU) tanto para 3D quanto para reduzir o trabalho do processador em decodificar vídeos em reprodução.

Publicidade

Um dos destaques da nova versão do Silverlight é a promessa de uma experiência com vídeos “próxima de HD” (alta definição em 720p). Além disso, uma técnica chamada “smooth streaming” (algo como “transmissão suave”) automaticamente reduz a taxa de quadros de vídeos de maneira a proporcionar uma reprodução imediata, ajustando a qualidade de saída à medida que a conexão e o poder de processamento do computador permitirem.

O produto ainda acompanha suporte para padrões de mídia universais como AAC, H.264 e MPEG-4, efeitos pixel shader via hardware e suporte a multi-touch no Windows 7. A partir de agora, desenvolvedores — estimados em 300 mil no mundo todo, atualmente — também podem criar apps independentes de browser, isto é, capazes de ser executados mesmo sem um navegador aberto.

Publicidade

O Microsoft Silverlight 3 requer o Mac OS X 10.4.8 ou superior e uma máquina com pelo menos um chip Intel Core Duo de 1,83GHz e 128MB de RAM. No Windows, os requerimentos são um processador (de qualquer tipo) com 500MHz ou mais, 128MB de RAM e o Windows XP (32 ou 64 bits), Vista ou 7. A plataforma integra-se aos browsers mais populares do mercado, incluindo o Internet Explorer 6.x, Firefox 2.x e Safari 3.x (ou superiores).

A evolução da primeira versão do Silverlight (lançada em abril de 2007) pra cá é inegável, mas eu ainda não vejo necessidade alguma de instalá-lo por aqui e nem qualquer possibilidade, a curto ou médio prazo, de ele ameaçar a hegemonia do Flash.

[Via: Betanews.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Houaiss Dicionário da Língua Portuguesa some sem explicação do UOL Biblioteca

Próx. Post

Need for Speed SHIFT também será lançado para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados