Projeto usa scanner LiDAR do iPad Pro para ajudar pessoas com deficiência visual Usando os sensores do tablet para dar retorno tátil aos usuários sobre possíveis obstáculos

Projeto de retorno tátil de obstáculos com scanner LiDAR do iPad Pro

falamos bastante sobre o scanner LiDAR dos novos iPads Pro e demos algumas demonstrações do que ele pode fazer, mas provavelmente nenhum projeto utilizando o sensor é tão interessante quanto esse, criado por Shane Wighton e compartilhado em seu canal do YouTube, o Stuff Made Here.

Publicidade

Basicamente falando, Wighton usou o scanner LiDAR do iPad para criar um dispositivo que “enxerga” os arredores do usuário e oferece retorno tátil de obstáculos por meio de um acessório preso ao tablet. Com isso, pessoas com deficiências visuais poderiam potencialmente utilizar a invenção para se locomover com mais segurança por ambientes internos e espaços externos.

O acessório, acoplado à case do iPad Pro, tem um motor que projeta e retrai múltiplos pinos de metal de acordo com os comandos do software; a pessoa segurando o dispositivo sente esses pinos na mão quando se aproxima de um obstáculo e é orientada para seguir um novo caminho antes que tropece ou bata na barreira. O acessório não chega a ter a precisão de um dispositivo de braile, mas segundo Wighton, poderia ser adaptado para tal propósito.

Obviamente, a coisa toda ainda está num estado bastante rudimentar, mas a ideia mostra um potencial imenso para aplicações mais profundas e mais amigáveis ao usuário final. Pense, por exemplo, em um futuro “Apple Glass” com scanner LiDAR que informa o usuário via áudio sobre possíveis obstáculos em seu caminho — seria uma revolução e tanto para pessoas com deficiência visual.

Publicidade

Muito legal, não?

via The Loop

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…