O melhor pedaço da Maçã.

WSJ: Tim Cook “reformulou a forma como a equipe da Apple trabalha e pensa”

Tim Cook no Apple Park

Um novo perfil do CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, publicado pelo The Wall Street Journal2Matéria fechada para assinantes., revelou como o executivo tem liderado a gigante de Cupertino desde a sucessão de Steve Jobs, “oferecendo uma visão única de sua gestão”.

Publicidade

Após a morte do cofundador da Maçã, em 2011, analistas da Wall Street e do Vale do Silício se preocuparam com o futuro da Apple. Contudo, nove anos depois, a receita e os lucros da Apple mais que dobraram e o valor de mercado da empresa é hoje maior do que o PIB3Produto interno bruto. do Canadá, da Rússia, da Espanha e do próprio Brasil — tudo isso sob a tutela de Cook.

Ainda de acordo com o WSJ, nesses anos o executivo “reformou a Apple para se parecer mais com ele”. Nesse sentido, comparado à devoção aberta de Jobs ao design, Cook é descrito como uma pessoa muito mais metódica e focada em finanças e no bem social.

Ainda comparando-o com Jobs, é dito que Cook raramente visita o estúdio de design da Apple, o qual era constantemente frequentado pelo seu antecessor. Em uma reunião de 2012 para revisar um protótipo do Apple Watch, Cook estava ausente — segundo as fontes, tal ausência seria impensável por Jobs.

Publicidade

Além disso, embora a Apple, sob o comando de Cook, tenha um ambiente de “local de trabalho mais tranquilo” do que na época de Jobs, funcionários disseram que ele é igualmente “exigente e orientado para os detalhes”. Essa atenção, segundo o jornal, “reformulou a forma como a equipe da Apple trabalha e pensa”:

O comando de detalhes do Sr. Cook faz com que os colaboradores entrem nas reuniões com apreensão. Ele conduz [as reuniões] por meio de interrogatórios, com uma precisão que remodelou a forma como a equipe da Apple trabalha e pensa.

Embora a Apple tenha se expandido para atuar em novas frentes (como as de acessórios e serviços), há quem diga que o CEO não se aventura em novos empreendimentos sem cuidado. Segundo o chefe de hardware da Apple, Dan Riccio, Cook não quer “prejudicar o histórico de sucesso da empresa”.

O Sr. Cook tende a avaliar novas ideias de produto com cautela, assumindo em algumas discussões que ele não deseja lançar um produto que pode vender mal e prejudicar o histórico de sucesso da empresa, de acordo com engenheiros seniores.

De fato, Cook é uma figura que divide opiniões e que está constantemente sendo comparado à genialidade de Jobs; não obstante, queiram ou não, ele conseguiu fazer com que a Apple atingisse proporções inimagináveis — mesmo com diversas polêmicas ao longo do caminho.

via iMore

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Matéria fechada para assinantes.
  • 3
    Produto interno bruto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple rebate acusação de violação de patentes da Koss com novo processo

Próx. Post

Apple teria importado roupas de empresa acusada de trabalho forçado

Posts Relacionados