O melhor pedaço da Maçã.

Foxconn: “Os dias da China como fábrica mundial acabaram”

humphery / Shutterstock.com
Fábrica da Foxconn na China

O presidente da Foxconn, Young Liu, disse que planeja dividir sua cadeia de produção em duas partes: uma delas atenderá o mercado da China, enquanto a outra será focada na fabricação para os Estados Unidos. As informações são da Bloomberg1Matéria fechada para assinantes..

Publicidade

Segundo Liu, “os dias da China como fábrica mundial acabaram”. Ele também mencionou o foco da Foxconn na criação de um “ecossistema de manufatura” na Índia, no sudeste da Ásia e nas Américas.

Mais precisamente, a gigante manufatureira agora opera 30% de sua capacidade fora da China — um aumento em relação à capacidade de junho, que era de 25%.

Essa movimentação se deve à disputa comercial entre a China e os EUA, que já rendeu pano pra manga para a gigante de Cupertino. Somado a isso estão, ainda, os efeitos da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), os quais fizeram com que a produção de diversas fornecedoras fossem pausadas por semanas.

Publicidade

Embora dividir sua produção dessa forma não resolva todos os problemas da Apple com a produção de dispositivos na China, isso poderá ajudá-la a contornar os efeitos da guerra comercial entre as duas potências. A fabricação de iPhones especificamente para o mercado chinês também contribuirá para evitar situações como aquela envolvendo a China e a Índia (na qual componentes de iPhones foram barrados na fronteira indiana).

Vale notar que, em meados do ano passado, durante o auge da guerra comercial entre China e EUA, a Foxconn havia apontado que era capaz de produzir iPhones suficientes para o mercado americano fora do território chinês.

De lá pra cá, tanto a Apple quanto a fabricante investiram pesado na expansão das atividades fora da China, algo que ecoa também por outras parceiras da Maçã na fabricação dos seus dispositivos, como a Pegatron e a Wistron.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: Q&A — a Apple está deixando o pioneirismo de lado?

Próx. Post

Desafio dos Parques Nacionais será a próxima disputa para usuários do Apple Watch

Posts Relacionados