O melhor pedaço da Maçã.

Bug no iOS faz vídeos de Memoji ocuparem um espaço irrecuperável no iPhone

Memojis

Quando gravamos vídeos com o iPhone e depois os apagamos, eles ainda ficam num álbum “Apagados”, de onde podem ser recuperados por até 30 dias. Porém, se você for a esse álbum e apagar o vídeo, ele deixa de ser recuperável e o espaço que antes ocupava é imediatamente liberado no seu aparelho.

Publicidade

Bem, não é em todos os casos que isso acontece, atualmente.

Nosso leitor Adriano Oliveira descobriu um bug no iOS que aparentemente existe desde a versão 13.5 e está presente na 13.6, na recém-liberada 13.6.1 e até mesmo na quarta e última versão beta do iOS 14, envolvendo vídeos de Memoji.

Esses vídeos de Memoji são os que podemos gravar pelo app Câmera do iOS, tal como explicamos no seguinte vídeo:

O problema é muito simples de entender e, ao mesmo tempo, grave: esses vídeos de Memoji, mesmo depois de apagados completamente, ainda continuam ocupando espaço no aparelho. E, ao que tudo indica, não há como recuperá-lo senão fazendo uma restauração completa do sistema.

Publicidade

O Adriano descobriu o bug em seu iPhone XR e está em contato com o time de engenharia da Apple desde meados de junho (caso 101111044055, se alguém de Cupertino estiver lendo isto), trocando informações e logs do aparelho. Nós conseguimos reproduzi-lo facilmente aqui num aparelho rodando o iOS 14 beta 4.

Começamos com 12,9GB ocupados no dispositivo, e observem que o app Fotos nem aparecia ali no começo da lista porque só tinha algumas poucas imagens na sua biblioteca:

Gravamos, então, um vídeo de Memoji com 5 minutos de duração.

Publicidade

O iPhone passou a ocupar 13,7GB e o Fotos foi para o topo da lista de apps, com 575,8MB consumidos:

Voltamos, então, ao app Fotos e apagamos o vídeo. Depois, fomos ao álbum “Apagados” e apagamos ele de lá também.

Publicidade

De volta à tela de armazenamento, vejam que o Fotos sumiu de novo da lista, mas o iOS ainda indicava 13,6GB ocupados. Houve uma pequena variação aí por algum outro motivo qualquer, mas o fato é que os 500-600MB do vídeo não foram recuperados.

Para tornar o problema ainda mais visível e nos certificarmos do fenômeno, gravamos outro vídeo de Memoji — esse, com 10 minutos de duração.

O iPhone passou a ocupar 15,2GB, com o Fotos indo para 1,35GB:

Novamente, repetimos todo o processo de apagar o vídeo.

Como esperado, o iPhone manteve os mesmos 15,2GB ocupados, com o Fotos mais uma vez sumindo do topo da lista:

Ou seja, só com esses dois vídeos de testes com Memojis, “perdemos” mais de 2GB de espaço no iPhone que aparentemente não podem ser recuperados sem uma restauração do sistema.

Vocês podem imaginar o problemão que isso pode vir a se tornar para quem usa muito esse recurso de gravar vídeos com Memojis… Em pouco tempo, o armazenamento interno do iPhone pode se encher e a pessoa nem entenderá o que aconteceu exatamente.

O Adriano tem um personagem no YouTube chamado “Seu Epiphanio”, que explica o bug de forma bem-humorada no vídeo a seguir:

YouTube video

O curioso é que o iOS 13.6.1, liberado ontem pela Apple, até traz uma correção referente a “arquivos de dados de sistema desnecessários que poderiam não ser apagados automaticamente quando há pouco espaço disponível para armazenamento”. Mesmo com essa correção específica o bug dos vídeos de Memoji continua, infelizmente.

Obviamente, fizemos um teste também gravando um vídeo normal (sem Memoji) com o app Câmera. Ele ficou com mais de 1GB, mas esse espaço foi liberado do iOS imediatamente quando o apagamos.

Enquanto a Apple não corrige esse novo problema, sugerimos que vocês evitem ao máximo gravar esses vídeos de Memoji. É o jeito…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Governo lança app do eSocial para facilitar contabilidade de trabalhadores domésticos

Próx. Post

Fortnite é removido da App Store horas após implementar sistema de pagamento próprio [atualizado 5x: Epic processa, Google também bane]

Posts Relacionados